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\sloppy
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\title{IF Salas – Uma plataforma de ensino de código aberto para o IFMG}
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\title{IF Salas – Uma plataforma de código aberto para auxiliar professores e alunos do IFMG}
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\author{Leonardo A. Murça\inst{1}, Carlos A. S. Junior\inst{1}}
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@ -29,9 +29,28 @@
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\maketitle
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\begin{abstract}
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TODO
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This thesis presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
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for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations
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of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning
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needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's
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microinteraction techniques, IF Salas offers an intuitive and efficient experience for both students and
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teachers. The implemented Minimum Viable Product (MVP) demonstrates the platform's potential to enhance
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the educational experience at IFMG, with future development focusing on expanded functionality, AI-powered
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personalization, and enhanced accessibility.
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\end{abstract}
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\begin{resumo}
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Esta tese apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
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especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade
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de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para
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as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário,
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incorporando os princípios de usabilidade de Nielsen e as técnicas de microinterações de Saffer, o IF Salas
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proporciona uma experiência intuitiva e eficiente tanto para alunos quanto para professores. O Produto Mínimo
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Viável (MVP) implementado demonstra o potencial da plataforma para aprimorar a experiência educacional no IFMG,
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com o desenvolvimento futuro focado na expansão de funcionalidades, personalização impulsionada por IA e maior
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acessibilidade.
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\end{resumo}
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\input{sections/introducao.tex}
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\input{sections/referencial-teorico.tex}
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\input{sections/metodologia.tex}
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@ -9,7 +9,7 @@ Um dos principais resultados foi a validação da arquitetura técnica do IF Sal
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termos de usabilidade. O desenvolvimento inicial demonstrou que a plataforma pode suportar um
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ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com uma interface intuitiva e fácil de navegar.
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Além disso, a implementação do MVP proporcionou insights valiosos através de feedbacks iniciais de
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Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiososas através de feedbacks iniciais de
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alunos e professores que participaram dos testes. Eles destacaram a facilidade de uso da interface
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e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente propício para a
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postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que atende aos princípios
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@ -2,7 +2,7 @@
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A implementação do IF Salas revelou-se uma iniciativa de grande potencial para transformar
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a educação no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A criação do MVP trouxe resultados
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positivos e valiosos insights, validando a viabilidade técnica e a aceitação pelos usuários.
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positivos e valiosas percepções, validando a viabilidade técnica e a aceitação pelos usuários.
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Com uma interface intuitiva e funcionalidades que atendem às necessidades de alunos e professores,
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o IF Salas tem tudo para se tornar uma plataforma essencial no ambiente acadêmico.
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@ -14,7 +14,7 @@ a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e ativida
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e interesses dos alunos. Há também a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
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clientes mobile (Android e IOS).
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Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer insights detalhados
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Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer percepções detalhadas
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sobre o desempenho dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes e personalizadas por parte dos professores.
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Também é crucial focar em aprimorar a acessibilidade da plataforma para garantir que todos os alunos,
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independentemente de suas habilidades, possam utilizá-la de maneira eficaz.
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@ -2,14 +2,18 @@
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A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação.
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Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital,
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adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente à essa varidade de problemas, é importante ressaltar a
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adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente a essa varidade de problemas, é importante ressaltar a
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adaptação ao ensino remoto.
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As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de
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ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como
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\textit{Google Classroom, Microsoft Teams e Moodle}, foram muito utilizadas para suprirem essa necessidade. Porém, à que custo?
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O relatório \textit{Problems with data governance in UK schools: the cases of Google Classroom and ClassDojo}
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As EdTechs vêm conquistando um espaço cada vez maior nos dias atuais. Elas são empresas ou projetos que
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utilizam tecnologia para melhorar a educação, oferecendo soluções como softwares, plataformas online e
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métodos pedagógicos inovadores. O objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento, personalizar o ensino e
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otimizar processos educacionais em diferentes ambientes, como escolas e cursos online. Porém, a que custo? O
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relatório \textit{Problems with data governance in UK schools: the cases of Google Classroom and ClassDojo}
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\cite{data-governance-in-uk-schools} realizado pela Digital Futures Comission (DFC) constatou que serviços como
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o \textit{Google Classroom} e \textit{ClassDojo} utilizam de maneira indireta os dados de alunos e professores
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que fazem uso de suas plataformas. O próprio relatório cita que é quase impossível descobrir quais dados são
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@ -30,7 +34,7 @@ ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomi
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Além do cenário da fragilidade de dados, há também a questão da usabilidade do sistema. \textit{Google Classroom} e
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\textit{Microsoft Education}, foram pensados para atender o maior número de casos de uso possíveis, o que pode gerar
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um efeito colateral em não suprir os casos de uso específicos das instituições de ensino que os utilizam. Podemos
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explicitar um desses casos de uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence à mais
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explicitar um desses casos de uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence a mais
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de uma disciplina, as chamadas atividades interdisciplinares. Nesse cenário, todo o processo de entrega da atividade
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é feito de maneira duplicada. Não somente os casos de uso por parte dos discentes sofrem com a generalização das
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funcionalidades de tais sistemas, mas principalmente os docentes. Utilizar uma ferramenta que atende às necessidades
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@ -10,7 +10,7 @@ desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta
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Sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto.
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\item \textbf{Github}:
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Plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, armazenar, gerenciar e compartilhar seu código.
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Plataforma de primariamente de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git.
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\item \textbf{Github Actions}:
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Serviço integrado de integração contínua e implantação contínua (CI/CD) fornecido pelo GitHub. Ele permite que
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@ -85,24 +85,28 @@ de Aula.
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\vfill
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\cleardoublepage{}
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A estrutura lógica das telas prototipadas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando
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A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando
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a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@.
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\subsection{Codificação do protótipo}
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Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta
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por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
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Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
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Essa abordagem é uma analogia a atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
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no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer
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que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no
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mesmo ambiente da munição real, os efeitos externos são reduzidos.
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Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados
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no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado
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anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incognitos e, não tinhamos uma ideia nitida
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de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos,
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a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo
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de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
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No contexto do IF Salas, as "balas reais"\ representam as funcionalidades finais e completas da aplicação, ou seja, as
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características e fluxos que devem ser totalmente implementados e funcionar conforme esperado para o usuário final.
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Já os "projéteis luminosos"\ simbolizam as versões intermediárias ou protótipos dessas funcionalidades, que foram desenvolvidos para testar
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e validar se as ideias ou fluxos funcionam na prática antes de serem totalmente desenvolvidos e integrados na aplicação.
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Os projéteis luminosos também foram necessários para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática.
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Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado anteriormente no contexto do IFMG Sabará.
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Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e, não tínhamos uma ideia nitida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
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\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos
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comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
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A arquitetura e organização dos arquivos do código do projeto foi estruturada seguindo as práticas mais difundidas no mercado de
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desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estão:
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@ -113,6 +117,8 @@ desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estã
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\item Context API para gerenciamento de estado global;
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\end{itemize}
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\subsection{Versionamento de código}
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Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow \cite{git-flow} com adaptação ao contexto do IF Salas.
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O Git Flow é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Git que define um conjunto de regras e práticas para
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gerenciar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em dois ramos principais: master e develop.
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@ -149,9 +155,9 @@ Entretanto, a aplicação será disponibilizada de forma online no domínio \url
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A coleta de feedbacks foi feita de maneira informal, seguindo uma abordagem holística e participativa, envolvendo tanto discentes quanto docentes
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para garantir uma visão abrangente da usabilidade do software. Inicialmente, foi estabelecido um ambiente acolhedor e receptivo, incentivando os usuários
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a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foi organizado também sessões de demonstração, onde os participantes puderam experimentar o software
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a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foram organizadas também sessões de demonstração, onde os participantes puderam experimentar o software
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em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos
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usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além
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dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma
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compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo insights valiosos para refinamentos
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compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiososas para refinamentos
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futuros e melhorias contínuas.
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@ -10,7 +10,7 @@ integrada, o IF Salas permitirá educadores a fornecer experiências de aprendiz
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Na presente seção, serão examinados os casos de uso desenvolvidos para o IF Salas, analisando como os princípios
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de Usabilidade \cite{nielsen93} e Microinterações \cite{saffer2013} se manifestam em cada contexto específico. Este estudo visa
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destacar a importância da experiência do usuário (UX) na concepção e implementação eficaz de sistemas de gerenciamento de
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aprendizagem, proporcionando insights valiosos sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
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aprendizagem, proporcionando percepções valiososas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
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usuário dentro da plataforma IF Salas.
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@ -64,7 +64,7 @@ O design limpo e minimalista ajuda a focar a atenção nos elementos mais import
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\begin{figure}[ht]
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\centering
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\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-nao-logada.png}
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\caption{Login}
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\caption{Página inicial (Não logado)}
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\end{figure}
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\subsection{Login}
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@ -100,8 +100,8 @@ para garantir a precisão e segurança das informações fornecidas.
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\cleardoublepage{}
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\subsection{Página inicial logado (visão do professor)}
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À esquerda, temos um menu vertical que é apresentado de forma clara, destacando as opções essenciais: "Página Inicial",
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"Informações" e "Calendário Acadêmico". Microinterações discretas, como realces ao passar o mouse sobre cada
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À esquerda, temos um menu vertical que é apresentado de forma clara, destacando as opções essenciais: "Página Inicial"\,
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"Informações"\ e "Calendário Acadêmico". Microinterações discretas, como realces ao passar o mouse sobre cada
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item do menu, fornecem feedback instantâneo, indicando sua interatividade e facilitando a navegação do usuário.
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No centro da tela, as turmas são exibidas com clareza e organização, cada uma identificada por uma cor única,
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título e ano correspondente. Essa abordagem segue os princípios de Nielsen para uma identificação rápida e
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@ -129,10 +129,10 @@ na plataforma IF Salas.
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O card fixo no topo foi projetado para garantir clareza e acessibilidade: a cor identificadora da turma no topo
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proporciona uma rápida associação visual, seguida pelo nome da turma em destaque, oferecendo uma identificação
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instantânea. Abaixo do avatar do professor, seu nome é apresentado ao lado, promovendo uma conexão pessoal e
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uma experiência mais humana. As quatro abas navegáveis - "Comunicados", "Atividades", "Pessoas" e "Notas" - são
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uma experiência mais humana. As quatro abas navegáveis - "Comunicados"\, "Atividades"\, "Pessoas"\ e "Notas"\ - são
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facilmente acessíveis e destacadas visualmente para facilitar a navegação entre as seções da sala de aula.
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Na primeira coluna à esquerda, os cards são apresentados de forma clara e organizada, com microinterações sutis
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que realçam a interatividade. Por exemplo, ao clicar no botão "Iniciar aula" no card da sala de aula virtual,
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que realçam a interatividade. Por exemplo, ao clicar no botão "Iniciar aula"\ no card da sala de aula virtual,
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uma nova aba é aberta no Jitsi, proporcionando uma experiência de usuário contínua. Além disso, a capacidade de
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editar o link da sala iniciada através do ícone de três pontos oferece flexibilidade ao professor. Os cards de
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próximas atividades e horários de atendimento são igualmente interativos, permitindo a edição para garantir precisão
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@ -155,7 +155,7 @@ aprimorada para todos os envolvidos no IF Salas.
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Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, um botão "Criar atividade", estrategicamente
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posicionado à direita da tela, convida o professor a iniciar o processo de criação de uma nova atividade de forma
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direta e imediata, destacando a funcionalidade de forma proeminente. Abaixo deste botão, a tela é cuidadosamente
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dividida em duas seções: "Provas" e "Trabalhos". Na seção "Provas", uma lista clara e organizada apresenta as provas
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dividida em duas seções: "Provas"\ e "Trabalhos"\. Na seção "Provas", uma lista clara e organizada apresenta as provas
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em aberto, exibindo de forma distintiva o título, a data de entrega e a pontuação correspondente de cada prova. Da mesma
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forma, na seção "Trabalhos", as informações são apresentadas de maneira coerente, permitindo uma rápida identificação do
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título, data de entrega e pontuação dos trabalhos disponíveis. Em casos de atividades atribuídas a mais de uma disciplina,
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@ -174,7 +174,7 @@ experiência de navegação coesa e intuitiva, elevando a usabilidade e a satisf
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\cleardoublepage{}
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\subsection{Sala de aula - Pessoas (visão do professor)}
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Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"
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Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"\
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e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
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avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
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responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
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@ -215,7 +215,7 @@ maneira eficiente.
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\subsection{Página inicial logado (visão do aluno)}
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À esquerda da interface, um menu vertical é estrategicamente posicionado, apresentando de forma clara e organizada as opções
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principais, como "Página Inicial", "Informações" e "Calendário Acadêmico". Essa disposição favorece uma navegação fluida e
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principais, como "Página Inicial", "Informações"\ e "Calendário Acadêmico". Essa disposição favorece uma navegação fluida e
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direta, garantindo que os usuários possam acessar facilmente as diferentes áreas da plataforma. No centro da tela, as turmas,
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fundamentais para a organização acadêmica, são apresentadas de forma visualmente atraente e funcional. Cada turma é distintamente
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identificada por uma cor única, seguida do título, iniciais e os respectivos professores responsáveis. Essa representação visual
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@ -240,9 +240,9 @@ contribuem para uma experiência de usuário coesa, intuitiva e altamente satisf
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\subsection{Sala de aula - Comunicados (visão do aluno)}
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O design do card principal é meticulosamente elaborado, começando com a cor distintiva da turma no topo, seguida pelo título
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proeminente da turma. Abaixo do avatar do professor, seu nome é apresentado ao lado, facilitando uma conexão visual imediata
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entre aluno e professor. Três abas navegáveis - "Comunicados", "Atividades" e "Pessoas" - são claramente dispostas, permitindo
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entre aluno e professor. Três abas navegáveis - "Comunicados", "Atividades"\ e "Pessoas"\ - são claramente dispostas, permitindo
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uma navegação intuitiva e rápida pelos diferentes aspectos da sala de aula. Na primeira coluna à esquerda, os cards são organizados
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de maneira coesa e acessível. O card da sala de aula virtual incorpora uma microinteração eficaz, oferecendo um botão "Entrar"
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de maneira coesa e acessível. O card da sala de aula virtual incorpora uma microinteração eficaz, oferecendo um botão "Entrar"\
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que permite aos alunos participarem instantaneamente de uma sala de aula no Jitsi em uma nova aba, promovendo uma experiência de
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entrada direta e imediata. O card de próximas atividades apresenta as tarefas pendentes de forma clara e organizada, enquanto o
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card de horários de atendimento oferece uma visão rápida e fácil dos horários disponíveis para os alunos, facilitando a comunicação
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@ -262,7 +262,7 @@ de sala de aula online que é intuitiva, eficaz e altamente funcional para os us
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\subsection{Sala de aula - Atividades (visão do aluno)}
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Além do card fixo mencionado anteriormente, a tela é habilmente dividida em duas seções distintas: "Provas" e "Trabalhos",
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Além do card fixo mencionado anteriormente, a tela é habilmente dividida em duas seções distintas: "Provas"\ e "Trabalhos",
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||||
dispostas de forma clara e organizada uma abaixo da outra. Na primeira seção, uma lista de provas disponíveis para entrega
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||||
é apresentada com detalhes cruciais, incluindo título da prova, data de entrega e pontuação atribuída. Da mesma forma, na
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segunda seção, uma lista de trabalhos em aberto é exibida, fornecendo informações claras sobre título, data de entrega e
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@ -283,7 +283,7 @@ pendentes, facilitando assim o engajamento e o progresso acadêmico na plataform
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\subsection{Sala de aula - Pessoas (visão do aluno)}
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Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"
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Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"\
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e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
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avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
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responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
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@ -331,7 +331,7 @@ e concisa, e ao clicar, os usuários podem visualizar as respostas correspondent
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rápida e direta.
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Além dos accordions de perguntas frequentes, a tela de Informações também apresenta uma série de cards, cada um fornecendo detalhes e links
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úteis para diferentes setores e recursos da universidade IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
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úteis para diferentes setores e recursos do IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
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com ícones ou imagens representativas para melhorar a identificação e a compreensão. Os cards contêm informações relevantes, como detalhes
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de contato, horários de funcionamento e links para páginas específicas ou recursos online.
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@ -34,7 +34,8 @@ ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
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Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback
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que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras.
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Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp.
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Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes
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partes da microinteração ocorrem:
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\begin{itemize}
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\item \textbf{Gatilho:}
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