\section{Referencial Teórico} \subsection{Usabilidade} Segundo Nielsen \cite{nielsen93}, a interação entre o usuário e o sistema é o processo pelo qual o usuário compreende, navega e recebe feedback das interfaces, visando realizar tarefas de forma eficaz e intuitiva. A usabilidade está diretamente relacionada à interação, pois se estabelece como um critério essencial de qualidade ao determinar o quão bem o usuário consegue se comunicar e operar no sistema para atingir seus objetivos de maneira eficiente e satisfatória. Nielsen \cite{nielsen93} também define que usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface de usuário. Ela tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação. \begin{itemize} \item \textbf{Facilidade de Aprendizado:} Um usuário deve ser capaz de aprender a utilizar o sistema de maneira fácil, evitando complicações. \item \textbf{Eficiência:} O sistema deve ser capaz de ser utilizado de forma eficiente, para que uma vez que o usuário aprender a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade. \item \textbf{Facilidade de memorização:} O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuários se recorde como usá-lo; \item \textbf{Erros:} O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os usuários os cometam e, se o cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer. \item \textbf{Satisfação:} O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização. \end{itemize} \subsection{Microinterações} Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica. Uma microinteração é composta por quatro partes: gatilhos, que iniciam a ação; regras, que definem como ela funciona; feedback, que é a resposta visível gerada pelas regras; e loops e modos, que são ajustes que garantem a continuidade ou adaptação da microinteração conforme o contexto. Os modos, em particular, são variações das regras iniciais, ou "meta-regras", que adaptam a interação a diferentes condições ou estados. Por exemplo, um botão de "curtir" pode ter um modo "curtido" ou "não curtido", com cada modo apresentando um feedback visual diferente para refletir o estado atual da interação. Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes partes da microinteração ocorrem: \begin{itemize} \item \textbf{Gatilho:} A microinteração começa quando o usuário toca no botão "enviar" após digitar uma mensagem. \item \textbf{Regras:} As regras estabelecem que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres permitido e não deve conter conteúdo bloqueado ou proibido pelo sistema. \item \textbf{Feedback:} O feedback ocorre em etapas visuais que informam o status da mensagem enviada: \begin{itemize} \item{Um ícone de relógio indica que a mensagem ainda está em processo de envio.} \item{Um único check aparece quando a mensagem foi enviada para o servidor com sucesso.} \item{Um double check surge quando a mensagem é entregue ao dispositivo do destinatário.} \item{O double check muda para azul quando a mensagem é lida pelo destinatário, finalizando o processo de feedback visual da microinteração.} \end{itemize} \item \textbf{Loop:} O loop permite que o usuário repita o envio de mensagens quantas vezes desejar enquanto utiliza o aplicativo. Os modos, ou meta-regras, alteram o feedback conforme o status da mensagem (enviada, entregue, lida), mudando o ícone exibido e ajustando a interação ao estado atual da mensagem. \end{itemize}