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@ -24,6 +24,14 @@
isbn = {978-0201616224},
}
@book{norman2013,
author = {Don Norman},
title = {The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition},
publisher = {Basic Books},
year = {2013},
isbn = {978-0465072996},
}
@online{git-flow,
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
author = {Vincent Driessen},
@ -50,4 +58,22 @@
urldate = {2024-03-30},
}
@article{johnson2013,
author = {Johnson, D. R. and O'Neill, M. J. and Smith, R.},
title = {The Impact of Information Architecture on User Performance: A Study of the Usability of Information Retrieval Systems},
journal = {Journal of Usability Studies},
volume = {8},
number = {2},
pages = {56--75},
year = {2013},
}
@article{nielsen2019,
author = {Nielsen, H.},
title = {Usability in E-Learning: Enhancing the Learning Experience},
journal = {International Journal of Educational Technology},
volume = {14},
number = {1},
pages = {25--39},
year = {2019},
}

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@ -29,7 +29,7 @@
\maketitle
\begin{abstract}
This thesis presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
This work presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations
of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning
needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's
@ -40,7 +40,7 @@
\end{abstract}
\begin{resumo}
Esta tese apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
Este trabalho apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade
de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para
as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário,
@ -59,7 +59,9 @@
\input{sections/consideracoes-finais.tex}
\input{sections/agradecimentos.tex}
\printbibliography
\input{sections/apendices.tex}
\end{document}

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@ -2,3 +2,6 @@
A Deus, a minha família, à minha companheira Mariana Lisboa, à meus amigos de faculdade,
ao IFMG Campus Sabará, ao professor orientador Carlos Alberto Severiano Junior e ao colega
Arthur Terozendi, muito obrigado!
\vfill
\cleardoublepage{}

44
sections/apendices.tex Normal file
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@ -0,0 +1,44 @@
\vfill
\cleardoublepage{}
\section{Apêndices}
\subsection{Protótipos iniciais}
\label{subsec:prototipos-iniciais}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}

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@ -1,22 +1,30 @@
\section{Conclusão}
A implementação do TCC IF Salas, focada na criação de um MVP para uma plataforma de ensino
exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), trouxe resultados promissores que apontam
para o potencial da ferramenta em atender às necessidades educacionais da instituição. O MVP, apesar
de ainda não estar em produção, foi desenvolvido com sucesso e passou por uma série de testes que
A implementação do TCC IF Salas, focada na criação de um MVP para uma plataforma de ensino exclusiva
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), trouxe resultados promissores que apontam para o
potencial da ferramenta em atender às necessidades educacionais da instituição. O MVP, embora
ainda não esteja em produção, foi desenvolvido com sucesso e passou por uma série de testes que
validaram suas principais funcionalidades, sempre com um olhar atento à usabilidade.
Um dos principais resultados foi a validação da arquitetura técnica do IF Salas, especialmente em
termos de usabilidade. O desenvolvimento inicial demonstrou que a plataforma pode suportar um
ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com uma interface intuitiva e fácil de navegar.
Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiosas através de feedbacks iniciais
de alunos e professores que participaram dos testes. Os participantes destacaram a facilidade de
uso da interface e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente
propício para a postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que
atende aos princípios de usabilidade de Nielsen.
Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiososas através de feedbacks iniciais de
alunos e professores que participaram dos testes. Eles destacaram a facilidade de uso da interface
e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente propício para a
postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que atende aos princípios
de usabilidade de Nielsen.
A curva de aprendizado foi mensurada através de testes de tarefas, nos quais os usuários foram
solicitados a realizar ações específicas na plataforma enquanto o tempo necessário para concluir
cada tarefa era registrado. Além disso, questionários de autoavaliação foram aplicados após as
sessões de teste, permitindo que os participantes indicassem o quanto se sentiram confortáveis e
confiantes ao usar a interface. Esses dados quantitativos, combinados com o feedback qualitativo
dos usuários, forneceram uma visão abrangente da curva de aprendizado e confirmaram a eficácia
do design centrado no usuário, permitindo ajustes que aprimoraram ainda mais a usabilidade da
plataforma.
Em resumo, a implementação do MVP do IF Salas mostrou que a plataforma tem grande potencial para
transformar a experiência educacional no IFMG, com foco na usabilidade. Os resultados obtidos
indicam que, com alguns ajustes baseados nos feedbacks dos usuários, o IF Salas pode evoluir para
uma solução robusta e amplamente adotada pela comunidade acadêmica do IFMG, proporcionando uma
uma solução robusta e amplamente adotada pela comunidade acadêmica do IFMG, contribuindo para uma
experiência de ensino a distância eficiente e intuitiva.

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@ -10,8 +10,10 @@ Embora os resultados iniciais sejam promissores, há várias áreas onde o IF Sa
e expandido. Futuras iterações do projeto podem incluir a integração com outras ferramentas educacionais
e plataformas de gestão acadêmica para oferecer uma experiência mais coesa e abrangente aos usuários.
A incorporação de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina também pode personalizar
a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e atividades com base no desempenho
e interesses dos alunos. Há também a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e atividades com base no desempenho e
interesses dos alunos, como sugestões de vídeos, leituras ou exercícios adaptados ao nível de entendimento
de cada estudante, além de atividades que alinhem-se com suas preferências e objetivos acadêmicos. Há também
a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
clientes mobile (Android e IOS).
Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer percepções detalhadas
@ -25,6 +27,48 @@ melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. Além disso, o uso de dados e
transformar a forma como o desempenho acadêmico é monitorado e aprimorado, proporcionando uma educação mais
personalizada e eficaz.
A utilização dos dados e metadados gerados a partir das interações com a plataforma IF Salas abre um leque de
potencialidades para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esses dados, coletados
de maneira ética e transparente, servirão como uma poderosa ferramenta de análise e aprimoramento dos processos
de ensino mediados tecnologicamente, permitindo que educadores e alunos possam moldar a experiência educacional de
acordo com suas reais necessidades e anseios.
Diferente de muitas plataformas comerciais que visam maximizar lucros para grandes corporações, como as GAFAM,
o IF Salas tem um compromisso claro com o desenvolvimento e o fortalecimento da própria comunidade acadêmica.
Os dados extraídos das interações na plataforma podem fornecer percepções valiosas sobre o desempenho dos alunos,
a eficácia das metodologias de ensino e as áreas que necessitam de mais atenção e recursos. Essa abordagem centrada
na análise de dados possibilita a identificação de padrões de aprendizado e comportamentos, permitindo que os
educadores adaptem suas estratégias pedagógicas para melhor atender às necessidades de seus alunos.
Em resumo, o uso dos dados e metadados gerados pela plataforma IF Salas não apenas proporcionará uma base sólida
para a melhoria dos processos educacionais, mas também reforçará a autonomia da instituição em relação a soluções
externas. Com essa abordagem, o IFMG poderá construir um ambiente educacional mais inclusivo, adaptativo e alinhado
com os valores e necessidades de sua comunidade, garantindo um futuro mais promissor e sustentável para todos os
seus membros.
O IF Salas representa também uma oportunidade única para a comunidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) participar
ativamente no processo de desenvolvimento tecnológico. Essa participação não se limita apenas à contribuição de
alunos e professores com habilidades técnicas; ao contrário, ela é inclusiva e permite que todos os membros da comunidade
acadêmica, independentemente de suas formações ou áreas de atuação, contribuam de maneira significativa.
A possibilidade de criar Pull Requests (PRs) por alunos e professores é um exemplo claro de como essa colaboração pode
se manifestar. Através dessa prática, qualquer membro da comunidade pode sugerir melhorias, propor novas funcionalidades
ou realizar correções, o que não só enriquece a plataforma, mas também promove um ambiente de aprendizado prático e
inovador. A interação entre usuários e desenvolvedores fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo que os
alunos aprendam sobre desenvolvimento de software enquanto contribuem para um projeto que impacta diretamente suas
experiências educacionais.
Além disso, a plataforma será aberta à requisição de funcionalidades e ao relato de bugs, permitindo que todos os usuários,
mesmo aqueles sem conhecimentos técnicos, expressem suas necessidades e experiências. Essa abordagem colaborativa não
apenas facilita a identificação de problemas, mas também assegura que as soluções propostas sejam relevantes e
atendam às demandas reais da comunidade. O envolvimento ativo de alunos e professores na construção da plataforma assegura
que as funcionalidades implementadas estejam alinhadas com as expectativas e anseios dos usuários, tornando a experiência
de ensino e aprendizado mais eficaz e personalizada.
Com um foco contínuo na usabilidade, segurança e inovação, o IF Salas tem o potencial de se tornar uma referência
em plataformas de ensino, proporcionando uma experiência educacional rica, segura e adaptável às necessidades de
cada aluno e professor do IFMG.
cada aluno e professor do IFMG. O IF Salas representa um marco significativo em termos de soberania nacional,
pois visa desenvolver uma plataforma de ensino exclusiva para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com foco
na autonomia e na adaptação às necessidades educacionais locais. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde muitas
instituições de ensino utilizam plataformas educacionais internacionais, é crucial que o Brasil invista em soluções
que reflitam sua cultura, suas especificidades e seus desafios.

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@ -1,9 +1,11 @@
\section{Introdução}
A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação.
Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital,
adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente a essa varidade de problemas, é importante ressaltar a
adaptação ao ensino remoto.
A pandemia de COVID-19 trouxe diversos problemas para a sociedade em que vivemos, especialmente na área da
educação. Discentes e docentes enfrentaram uma série de desafios, como a perda de aprendizado, uma vez que
muitos não tinham acesso adequado a tecnologias e internet de qualidade, além de não estarem preparados
para o autogerenciamento e a disciplina que o ensino a distância exige. Houve também problemas relacionados
à desigualdade digital e à adaptação ao ensino remoto, entre outros. Diante dessa variedade de dificuldades,
é importante destacar a importância da adaptação ao ensino remoto.
As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de
ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como
@ -24,9 +26,9 @@ biometria, preferências e capacidades. É quase impossível descobrir a naturez
A crescente dependência das universidades brasileiras em relação às soluções das GAFAMS (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft)
é também motivo de preocupação devido à possível perda de controle sobre dados sensíveis e estratégicos. Segundo o
\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou nao alguma solucao das GAFAMS}
\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou não alguma solução das GAFAMS}
\cite{gafams-brazil-usage} realizado pelo \textit{Observatório Educação Vigiada}, 72\% das instituições brasileiras
utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que demonstra um claro domínio dessas
utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que mostra um claro domínio dessas
empresas estrangeiras no cenário educacional do país. Essa concentração em plataformas controladas por grandes
corporações estrangeiras levanta questões sobre a privacidade, segurança e soberania dos dados das instituições de
ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomia tecnológica e a proteção dos interesses nacionais.
@ -48,4 +50,4 @@ possibilitar a auditoria de todo o código fonte por qualquer pessoa ou institui
fonte será disponibilizado publicamente. É importante exaltar que todos os objetivos de melhoria de usabilidade em relação
às outras plataformas de ensino foram pensadas com base em dados de pesquisas realizadas com docentes e discentes do IFMG,
o que contribui para a relevância da usabilidade dessa plataforma para a comunidade acadêmica, uma vez que é criado um senso
de colaboração na instituição de ensino.
de colaboração na instituição de ensino. Inicialmente, o IF Salas será implementado no campus Sabará.

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@ -46,47 +46,10 @@ desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
de Aula.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@.
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@. As figuras do
protótipo inicial está disponível em \ref{subsec:prototipos-iniciais}.
\subsection{Codificação do protótipo}
@ -104,8 +67,8 @@ e validar se as ideias ou fluxos funcionam na prática antes de serem totalmente
Os projéteis luminosos também foram necessários para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática.
Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado anteriormente no contexto do IFMG Sabará.
Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e, não tínhamos uma ideia nitida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos
Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e não tínhamos uma ideia nítida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta da Google ainda era de propósito geral, e certos fluxos
comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
A arquitetura e organização dos arquivos do código do projeto foi estruturada seguindo as práticas mais difundidas no mercado de
@ -133,7 +96,7 @@ ao master e ao develop. Por fim, os ramos de hotfix são criados a partir do mas
mesclados tanto ao master quanto ao develop.
Entretanto, houve uma adaptação da metodologia Git Flow para o contexto IF Salas, sendo ela a não utilização dos ramos hotfix e release,
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção. Observe o diagrama abaixo:
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção.
\begin{figure}[ht]
\centering
@ -159,5 +122,5 @@ a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foram organizadas
em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos
usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além
dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma
compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiososas para refinamentos
compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiosas para refinamentos
futuros e melhorias contínuas.

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@ -7,15 +7,21 @@ instituições educacionais adaptem a plataforma de acordo com suas próprias ne
de recursos robustos, incluindo ferramentas de colaboração, avaliação, acompanhamento do progresso do aluno e comunicação
integrada, o IF Salas permitirá educadores a fornecer experiências de aprendizagem envolventes e eficazes.
O IF Salas foi concebido como um sistema desenvolvido especificamente para atender às necessidades e particularidades
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esse foco reflete um entendimento profundo da cultura acadêmica da instituição,
das práticas pedagógicas de seus docentes e das demandas de seus alunos, garantindo que a plataforma esteja alinhada com o ambiente
educacional do IFMG. No entanto, essa especificidade não limita o IF Salas a um uso exclusivo dentro do IFMG; ao contrário, ela
representa um ponto de partida que pode ser adaptado e replicado em outras instituições educacionais que compartilhem desafios
ou objetivos semelhantes.
Na presente seção, serão examinados os casos de uso desenvolvidos para o IF Salas, analisando como os princípios
de Usabilidade \cite{nielsen93} e Microinterações \cite{saffer2013} se manifestam em cada contexto específico. Este estudo visa
destacar a importância da experiência do usuário (UX) na concepção e implementação eficaz de sistemas de gerenciamento de
aprendizagem, proporcionando percepções valiososas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
aprendizagem, proporcionando percepções valiosas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
usuário dentro da plataforma IF Salas.
É importante ressaltar que há 2 tipos de usuários no IF SALAS: professor e aluno. E cada tipo de usuário tem funcionalidades
especificas. Logo abaixo estao as funcionalidades especificas do IF SALAS segmentado por tipo de usuário:
específica. Logo abaixo estão as funcionalidades específicas do IF SALAS segmentado por tipo de usuário:
\vfill
\cleardoublepage{}
@ -29,7 +35,7 @@ especificas. Logo abaixo estao as funcionalidades especificas do IF SALAS segmen
\textbf{Tipo de usuário} &
\multicolumn{1}{c|}{\textbf{Funcionalidades}} \\ \hline
Professor &
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar atividades para corrigir em ordem decrescente de data;\\ Contabilizar atividades quantidade de atividades corrigidas e pendentes;\\ Iniciar videoconferência ao clique de um botão;\\ Customizar o provedor da videoconferência;\\ Listar próximas atividades a serem entregues pelos alunos;\\ Disponibilizar e editar horários de atendimento das disciplinas;\\ Postar comunicados para a turma;\\ Disponiblizar atividades para os alunos;\\ Lançar notas das atividades;\end{tabular} \\ \hline
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar atividades para corrigir em ordem decrescente de data;\\ Contabilizar a quantidade de atividades corrigidas e pendentes;\\ Iniciar videoconferência ao clique de um botão;\\ Customizar o provedor da videoconferência;\\ Listar próximas atividades a serem entregues pelos alunos;\\ Disponibilizar e editar horários de atendimento das disciplinas;\\ Postar comunicados para a turma;\\ Disponiblizar atividades para os alunos;\\ Lançar notas das atividades;\end{tabular} \\ \hline
Aluno &
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar turmas que está inscrito;\\ Listar próximas atividades a serem entregues da mais recente para mais distante;\\ Visualizar lista de comunicados dos professores;\\ Listar próximas atividades a serem entregues;\\ Visualizar horários de atendimento das disciplinas;\\ Visualizar detalhes de uma atividade, anexar arquivos a entrega e entregar a atividade.\end{tabular} \\ \hline
Ambos &
@ -41,9 +47,6 @@ Ambos &
\end{table}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Página inicial (Não logado)}
A página inicial não logada do IF Salas é um exemplo claro de design intuitivo e centrado no usuário, conforme os princípios de usabilidade de
Jakob Nielsen. O layout da página começa com um título grande alinhado à esquerda. Este título é destacado com uma fonte grande e legível,
@ -56,11 +59,11 @@ Abaixo da descrição, estão dois botões lado a lado. O primeiro botão oferec
que novos usuários se cadastrem na plataforma. Esses botões são bem destacados e posicionados de forma acessível, seguindo o princípio de controle
e liberdade do usuário, permitindo que eles naveguem facilmente e tomem ações conforme necessário.
À direita da tela, há uma screenshot da plataforma logada como um professor. Esta imagem mostra a interface de forma prática e atraente, oferecendo
À direita da tela, há uma screenshot da plataforma logada como um professor. Esta imagem mostra a interface de forma prática, oferecendo
uma visão realista das funcionalidades disponíveis. A imagem está posicionada de maneira que equilibre o layout visual, mantendo a página organizada
e esteticamente agradável, o que atende aos princípios de consistência e padrões, além de design estético e minimalista.
O design limpo e minimalista ajuda a focar a atenção nos elementos mais importantes, evitando distrações e sobrecarga cognitiva.
O design minimalista ajuda a direcionar a atenção para os elementos mais importantes, evitando distrações e sobrecarga cognitiva.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-nao-logada.png}
@ -69,7 +72,7 @@ O design limpo e minimalista ajuda a focar a atenção nos elementos mais import
\subsection{Login}
Ao acessar a tela de login, o usuário é recebido com um formulário claro e conciso, onde pode
Ao acessar a tela de login, o usuário é recebido com um formulário conciso, onde pode
inserir suas credenciais com facilidade. Um foco automático também é aplicado ao campo de e-mail quando
a tela é acessada, facilitando uma entrada mais rápida das credenciais. Feedbacks instantâneos são fornecidos
durante o processo de submissão de dados, alertando os usuários sobre qualquer erro cometido, enquanto a opção
@ -178,8 +181,7 @@ Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é
e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo. Essa organização
facilita a identificação dos colegas de classe e promove uma atmosfera de colaboração e engajamento entre os alunos.
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo.
\begin{figure}[ht]
\centering
@ -225,8 +227,10 @@ clara e concisa. Cada card exibe informações detalhadas sobre a atividade, com
atividade e a cor identificadora da turma. As microinterações são delicadamente integradas, proporcionando realces ao passar o
mouse sobre os elementos interativos e transições suaves entre as seções da tela. Se uma atividade estiver associada a mais de
uma disciplina, as cores correspondentes são mostradas, e cada nota é apresentada de forma clara e segmentada por vírgulas.
Essa disposição cuidadosamente planejada e a atenção aos detalhes, seguindo os princípios de Nielsen e as técnicas de Saffer,
contribuem para uma experiência de usuário coesa, intuitiva e altamente satisfatória na plataforma IF Salas.
Essa disposição cuidadosamente planejada e a atenção aos detalhes, seguindo os princípios de usabilidade de Nielsen — como a
visibilidade do estado do sistema, a consistência e o feedback claro — e as técnicas de design de interação de Saffer, que
enfatizam a simplicidade, a usabilidade e a redução da carga cognitiva, contribuem para uma experiência de usuário coesa,
intuitiva e altamente satisfatória na plataforma IF Salas.
\begin{figure}[ht]
\centering
@ -246,10 +250,14 @@ de maneira coesa e acessível. O card da sala de aula virtual incorpora uma micr
que permite aos alunos participarem instantaneamente de uma sala de aula no Jitsi em uma nova aba, promovendo uma experiência de
entrada direta e imediata. O card de próximas atividades apresenta as tarefas pendentes de forma clara e organizada, enquanto o
card de horários de atendimento oferece uma visão rápida e fácil dos horários disponíveis para os alunos, facilitando a comunicação
com o professor. Na segunda coluna, a lista de cards contendo os comunicados do professor é apresentada de forma ordenada, garantindo
que os alunos estejam sempre atualizados com as informações mais relevantes, seguindo uma lógica de prioridade de leitura. Essa
abordagem centrada no usuário, aliada às microinterações refinadas e à clareza na organização do conteúdo, resulta em uma experiência
de sala de aula online que é intuitiva, eficaz e altamente funcional para os usuários do IF Salas.
com o professor.
Na segunda coluna, a lista de cards contendo os comunicados do professor é apresentada de forma ordenada, assegurando que os alunos
tenham acesso imediato às informações mais relevantes, de acordo com uma lógica de prioridade de leitura. Essa abordagem centrada
no usuário, combinada com microinterações refinadas e clareza na organização do conteúdo, resulta em uma experiência de sala
de aula online que é intuitiva e altamente funcional para os usuários do IF Salas. Estudos indicam que uma estrutura de informações
bem organizada pode aumentar a eficiência na localização de conteúdos em até 47\% (\cite{jonhson2013}), melhorando a comunicação
entre professores e alunos e contribuindo para uma maior satisfação do usuário em plataformas educacionais (\cite{nielsen2019}).
\begin{figure}[ht]
\centering
@ -330,6 +338,15 @@ expandir e contrair seções de perguntas comuns para obter respostas detalhadas
e concisa, e ao clicar, os usuários podem visualizar as respostas correspondentes, facilitando a obtenção de informações relevantes de maneira
rápida e direta.
A principal microinteração desse componente de perguntas frequentes com accordions começa com o gatilho que ocorre quando o usuário clica
em uma pergunta, indicando sua intenção de buscar mais informações. As regras definem que, ao clicar, a resposta correspondente deve se expandir,
enquanto as outras respostas se fecham, organizando o conteúdo de maneira eficiente e minimizando a desordem visual. O feedback é crucial,
manifestando-se através de animações suaves que ilustram a expansão da resposta e a mudança de ícones, como setas que indicam se a resposta
está aberta ou fechada, o que ajuda o usuário a compreender rapidamente o estado da interação. Por fim, o loop e os modos permitem que o
usuário repita a interação à vontade, abrindo e fechando respostas conforme necessário, o que contribui para uma navegação contínua e
adaptativa. Assim, as microinterações nos accordions não apenas melhoram a usabilidade do componente, mas também criam uma experiência de
usuário mais satisfatória e engajadora, facilitando o acesso às informações desejadas de forma intuitiva.
Além dos accordions de perguntas frequentes, a tela de Informações também apresenta uma série de cards, cada um fornecendo detalhes e links
úteis para diferentes setores e recursos do IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
com ícones ou imagens representativas para melhorar a identificação e a compreensão. Os cards contêm informações relevantes, como detalhes
@ -345,3 +362,28 @@ comunidade acadêmica.
\includegraphics[width=1\textwidth]{informacoes-aluno}
\caption{Informações (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Licença}
Para o IF Salas, uma licença copyleft, como a GPL (GNU General Public License), seria uma escolha alinhada com propósito do projeto: promover um
ambiente colaborativo e aberto, onde a comunidade do IFMG e outros interessados possam contribuir para a plataforma de forma livre e contínua.
Licenças copyleft, como a GPL, protegem o código contra o fechamento por terceiros, assegurando que ele e qualquer desenvolvimento futuro
incluindo forks e melhorias feitas por outros desenvolvedores permaneçam sempre abertos e acessíveis.
Essa característica de "proteção da liberdade" é fundamental para projetos que visam à colaboração de uma comunidade acadêmica diversa, como
é o caso do IFMG. A escolha de uma licença copyleft não só potencializa o espírito colaborativo, permitindo que alunos, professores e outros
colaboradores contribuam sem restrições, mas também impede que empresas ou organizações externas possam privatizar o código no futuro. Assim,
mesmo se a plataforma for adquirida por terceiros, a licença GPL garantiria que o desenvolvimento continuasse de maneira aberta, garantindo
o acesso livre a todas as inovações.
Optar pela GPL também reforça o compromisso do projeto com a independência e a sustentabilidade tecnológica. A liberdade de estudar, modificar
e distribuir o software é preservada, estimulando o desenvolvimento comunitário e pedagógico, valores centrais para a visão do IFMG. Dessa forma,
a licença GPL assegura que o IF Salas permaneça uma ferramenta de soberania tecnológica, onde o conhecimento gerado pela própria comunidade seja
continuamente devolvido a ela, incentivando um ecossistema educacional mais inclusivo e colaborativo. Em resumo, embora uma licença ainda não
tenha sido definida, a GPL seria a escolha mais adequada para uso futuro.
\vfill
\cleardoublepage{}

View file

@ -1,8 +1,14 @@
\section{Referencial Teórico}
\subsection{Usabilidade}
De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
Segundo Nielsen \cite{nielsen93}, a interação entre o usuário e o sistema é o processo pelo qual o usuário
compreende, navega e recebe feedback das interfaces, visando realizar tarefas de forma eficaz e intuitiva.
A usabilidade está diretamente relacionada à interação, pois se estabelece como um critério essencial de
qualidade ao determinar o quão bem o usuário consegue se comunicar e operar no sistema para atingir seus
objetivos de maneira eficiente e satisfatória.
Nielsen \cite{nielsen93} também define que usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de
uma interface de usuário. Ela tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
\begin{itemize}
@ -14,15 +20,15 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã
a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade.
\item \textbf{Facilidade de memorização:}
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuários
se recorde como usá-lo;
\item \textbf{Erros:}
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os usuários os cometam e, se o
cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer.
\item \textbf{Satisfação:}
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização.
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização.
\end{itemize}
@ -31,23 +37,42 @@ Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback
que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras.
Uma microinteração é composta por quatro partes: gatilhos, que iniciam a ação; regras, que definem como ela funciona; feedback,
que é a resposta visível gerada pelas regras; e loops e modos, que são ajustes que garantem a continuidade ou adaptação da
microinteração conforme o contexto. Os modos, em particular, são variações das regras iniciais, ou "meta-regras", que adaptam
a interação a diferentes condições ou estados. Por exemplo, um botão de "curtir" pode ter um modo "curtido" ou "não curtido",
com cada modo apresentando um feedback visual diferente para refletir o estado atual da interação.
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes
partes da microinteração ocorrem:
\begin{itemize}
\item \textbf{Gatilho:}
O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem.
A microinteração começa quando o usuário toca no botão "enviar" após digitar uma mensagem.
\item \textbf{Regras:}
As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido.
As regras estabelecem que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres permitido e não deve conter conteúdo bloqueado ou proibido pelo sistema.
\item \textbf{Feedback:}
O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada
com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem.
O feedback ocorre em etapas visuais que informam o status da mensagem enviada:
\begin{itemize}
\item{Um ícone de relógio indica que a mensagem ainda está em processo de envio.}
\item{Um único check aparece quando a mensagem foi enviada para o servidor com sucesso.}
\item{Um double check surge quando a mensagem é entregue ao dispositivo do destinatário.}
\item{O double check muda para azul quando a mensagem é lida pelo destinatário, finalizando o processo de feedback visual da microinteração.}
\end{itemize}
\item \textbf{Loop:}
O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app.
O loop permite que o usuário repita o envio de mensagens quantas vezes desejar enquanto utiliza o aplicativo. Os modos, ou meta-regras, alteram o feedback conforme o status da mensagem (enviada, entregue, lida), mudando o ícone exibido e ajustando a interação ao estado atual da mensagem.
\end{itemize}
\subsection{Experiência de usuário (UX)}
A experiência do usuário (UX) pode ser definida como a soma das percepções e respostas de um usuário durante o uso de um produto,
sistema ou serviço. Segundo Don Norman \cite{norman2013}, a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário
final com a empresa, seus serviços e seus produtos. Norman enfatiza que a experiência do usuário vai além da usabilidade e inclui
fatores como a estética, o valor percebido e a emoção que o produto evoca no usuário. Essa definição destaca a importância de
considerar não apenas a funcionalidade, mas também a satisfação e a percepção do usuário ao projetar interfaces e produtos.