From d49c87570c0a8fa751041eb1be25983b80bd5f84 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: =?UTF-8?q?Leonardo=20Mur=C3=A7a?= Date: Mon, 4 Nov 2024 12:06:12 -0300 Subject: [PATCH] Address changes for intro and referencial teorico --- main.tex | 2 +- sections/introducao.tex | 14 ++++++----- sections/referencial-teorico.tex | 41 ++++++++++++++++++++++---------- 3 files changed, 38 insertions(+), 19 deletions(-) diff --git a/main.tex b/main.tex index e37528b..ec1f8b0 100644 --- a/main.tex +++ b/main.tex @@ -29,7 +29,7 @@ \maketitle \begin{abstract} - This thesis presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed + This work presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's diff --git a/sections/introducao.tex b/sections/introducao.tex index 1bc33d2..db5ce06 100644 --- a/sections/introducao.tex +++ b/sections/introducao.tex @@ -1,9 +1,11 @@ \section{Introdução} -A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação. -Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital, -adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente a essa varidade de problemas, é importante ressaltar a -adaptação ao ensino remoto. +A pandemia de COVID-19 trouxe diversos problemas para a sociedade em que vivemos, especialmente na área da +educação. Discentes e docentes enfrentaram uma série de desafios, como a perda de aprendizado, uma vez que +muitos não tinham acesso adequado a tecnologias e internet de qualidade, além de não estarem preparados +para o autogerenciamento e a disciplina que o ensino a distância exige. Houve também problemas relacionados +à desigualdade digital e à adaptação ao ensino remoto, entre outros. Diante dessa variedade de dificuldades, +é importante destacar a importância da adaptação ao ensino remoto. As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como @@ -24,9 +26,9 @@ biometria, preferências e capacidades. É quase impossível descobrir a naturez A crescente dependência das universidades brasileiras em relação às soluções das GAFAMS (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft) é também motivo de preocupação devido à possível perda de controle sobre dados sensíveis e estratégicos. Segundo o -\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou nao alguma solucao das GAFAMS} +\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou não alguma solução das GAFAMS} \cite{gafams-brazil-usage} realizado pelo \textit{Observatório Educação Vigiada}, 72\% das instituições brasileiras -utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que demonstra um claro domínio dessas +utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que mostra um claro domínio dessas empresas estrangeiras no cenário educacional do país. Essa concentração em plataformas controladas por grandes corporações estrangeiras levanta questões sobre a privacidade, segurança e soberania dos dados das instituições de ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomia tecnológica e a proteção dos interesses nacionais. diff --git a/sections/referencial-teorico.tex b/sections/referencial-teorico.tex index 140784d..56f97ca 100644 --- a/sections/referencial-teorico.tex +++ b/sections/referencial-teorico.tex @@ -1,8 +1,14 @@ \section{Referencial Teórico} \subsection{Usabilidade} -De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface -de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de +Segundo Nielsen \cite{nielsen93}, a interação entre o usuário e o sistema é o processo pelo qual o usuário +compreende, navega e recebe feedback das interfaces, visando realizar tarefas de forma eficaz e intuitiva. +A usabilidade está diretamente relacionada à interação, pois se estabelece como um critério essencial de +qualidade ao determinar o quão bem o usuário consegue se comunicar e operar no sistema para atingir seus +objetivos de maneira eficiente e satisfatória. + +Nielsen \cite{nielsen93} também define que usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de +uma interface de usuário. Ela tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação. \begin{itemize} @@ -14,15 +20,15 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade. \item \textbf{Facilidade de memorização:} - O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador + O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuários se recorde como usá-lo; \item \textbf{Erros:} - O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o + O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os usuários os cometam e, se o cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer. \item \textbf{Satisfação:} - O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização. + O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização. \end{itemize} @@ -31,23 +37,34 @@ Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica. -Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback -que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras. +Uma microinteração é composta por quatro partes: gatilhos, que iniciam a ação; regras, que definem como ela funciona; feedback, +que é a resposta visível gerada pelas regras; e loops e modos, que são ajustes que garantem a continuidade ou adaptação da +microinteração conforme o contexto. Os modos, em particular, são variações das regras iniciais, ou "meta-regras", que adaptam +a interação a diferentes condições ou estados. Por exemplo, um botão de "curtir" pode ter um modo "curtido" ou "não curtido", +com cada modo apresentando um feedback visual diferente para refletir o estado atual da interação. Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes partes da microinteração ocorrem: \begin{itemize} \item \textbf{Gatilho:} - O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem. + A microinteração começa quando o usuário toca no botão "enviar" após digitar uma mensagem. + \item \textbf{Regras:} - As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido. + As regras estabelecem que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres permitido e não deve conter conteúdo bloqueado ou proibido pelo sistema. \item \textbf{Feedback:} - O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada - com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem. + O feedback ocorre em etapas visuais que informam o status da mensagem enviada: + + \begin{itemize} + \item{Um ícone de relógio indica que a mensagem ainda está em processo de envio.} + \item{Um único check aparece quando a mensagem foi enviada para o servidor com sucesso.} + \item{Um double check surge quando a mensagem é entregue ao dispositivo do destinatário.} + \item{O double check muda para azul quando a mensagem é lida pelo destinatário, finalizando o processo de feedback visual da microinteração.} + \end{itemize} \item \textbf{Loop:} - O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app. + O loop permite que o usuário repita o envio de mensagens quantas vezes desejar enquanto utiliza o aplicativo. Os modos, ou meta-regras, alteram o feedback conforme o status da mensagem (enviada, entregue, lida), mudando o ícone exibido e ajustando a interação ao estado atual da mensagem. + \end{itemize}