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Leonardo Murça 2024-03-21 18:12:08 -03:00
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@ -0,0 +1,33 @@
@book{nielsen93,
title = {Usability Engineering},
author = {Jakob Nielsen},
isbn = {0125184069},
year = {1993},
publisher = {Academic Press, Inc.},
keywords = {usability}
}
@book{saffer2013,
title = {Microinteractions},
author = {Dan Saffer},
isbn = {9781491945926},
year = {2013},
publisher = {O'Reilly Media, Inc.},
keywords = {microinteractions}
}
@book{pragmatic-programmer,
author = {Andrew Hunt and David Thomas},
title = {The Pragmatic Programmer: Your Journey to Mastery},
year = {1999},
publisher = {Addison-Wesley},
isbn = {978-0201616224},
}
@online{git-flow,
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
author = {Vincent Driessen},
year = {2010},
url = {https://nvie.com/posts/a-successful-git-branching-model/},
urldate = {2024-03-21},
}

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@ -5,6 +5,9 @@
\usepackage{float} \usepackage{float}
\usepackage{hyperref} \usepackage{hyperref}
\usepackage[brazil]{babel} \usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[backend=biber, style=numeric, sorting=ynt]{biblatex}
\addbibresource{bibliography.bib}
\graphicspath{ {./images/} } \graphicspath{ {./images/} }
@ -32,4 +35,6 @@
\input{sections/referencial-teorico.tex} \input{sections/referencial-teorico.tex}
\input{sections/metodologia.tex} \input{sections/metodologia.tex}
\printbibliography
\end{document} \end{document}

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@ -102,7 +102,7 @@ a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem dif
\subsection{Codificação do protótipo} \subsection{Codificação do protótipo}
Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta
por \textit{Andrew Hunt} e \textit{David Thommas} em seu livro \textit{O Programador Pragmático} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}. por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer
que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no
@ -110,7 +110,7 @@ mesmo ambiente da munição real, os efeitos externos são reduzidos.
Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados
no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado
anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos pareciam ainda um pouco obscuros e, não tinhamos uma ideia clara anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incognitos e, não tinhamos uma ideia nitida
de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos,
a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo
de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares. de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
@ -124,7 +124,7 @@ desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estã
\item Context API para gerenciamento de estado global; \item Context API para gerenciamento de estado global;
\end{itemize} \end{itemize}
Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow com adaptação ao contexto do IF Salas. Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow \cite{git-flow} com adaptação ao contexto do IF Salas.
O Git Flow é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Git que define um conjunto de regras e práticas para O Git Flow é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Git que define um conjunto de regras e práticas para
gerenciar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em dois ramos principais: master e develop. gerenciar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em dois ramos principais: master e develop.
O ramo master contém o código em produção, enquanto o ramo develop é usado para integração contínua e desenvolvimento de novas funcionalidades. O ramo master contém o código em produção, enquanto o ramo develop é usado para integração contínua e desenvolvimento de novas funcionalidades.

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@ -1,7 +1,7 @@
\section{Referencial Teórico} \section{Referencial Teórico}
\subsection{Usabilidade} \subsection{Usabilidade}
De acordo com Jakob Nielsen, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação. usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
@ -27,7 +27,7 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã
\subsection{Microinterações} \subsection{Microinterações}
Don Norman define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica. ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.