Add bibliography
This commit is contained in:
parent
646c100f52
commit
bdda28561b
4 changed files with 44 additions and 6 deletions
33
bibliography.bib
Normal file
33
bibliography.bib
Normal file
|
@ -0,0 +1,33 @@
|
|||
@book{nielsen93,
|
||||
title = {Usability Engineering},
|
||||
author = {Jakob Nielsen},
|
||||
isbn = {0125184069},
|
||||
year = {1993},
|
||||
publisher = {Academic Press, Inc.},
|
||||
keywords = {usability}
|
||||
}
|
||||
|
||||
@book{saffer2013,
|
||||
title = {Microinteractions},
|
||||
author = {Dan Saffer},
|
||||
isbn = {9781491945926},
|
||||
year = {2013},
|
||||
publisher = {O'Reilly Media, Inc.},
|
||||
keywords = {microinteractions}
|
||||
}
|
||||
|
||||
@book{pragmatic-programmer,
|
||||
author = {Andrew Hunt and David Thomas},
|
||||
title = {The Pragmatic Programmer: Your Journey to Mastery},
|
||||
year = {1999},
|
||||
publisher = {Addison-Wesley},
|
||||
isbn = {978-0201616224},
|
||||
}
|
||||
|
||||
@online{git-flow,
|
||||
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
|
||||
author = {Vincent Driessen},
|
||||
year = {2010},
|
||||
url = {https://nvie.com/posts/a-successful-git-branching-model/},
|
||||
urldate = {2024-03-21},
|
||||
}
|
5
main.tex
5
main.tex
|
@ -5,6 +5,9 @@
|
|||
\usepackage{float}
|
||||
\usepackage{hyperref}
|
||||
\usepackage[brazil]{babel}
|
||||
\usepackage[backend=biber, style=numeric, sorting=ynt]{biblatex}
|
||||
\addbibresource{bibliography.bib}
|
||||
|
||||
|
||||
\graphicspath{ {./images/} }
|
||||
|
||||
|
@ -32,4 +35,6 @@
|
|||
\input{sections/referencial-teorico.tex}
|
||||
\input{sections/metodologia.tex}
|
||||
|
||||
\printbibliography
|
||||
|
||||
\end{document}
|
||||
|
|
|
@ -102,7 +102,7 @@ a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem dif
|
|||
\subsection{Codificação do protótipo}
|
||||
|
||||
Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta
|
||||
por \textit{Andrew Hunt} e \textit{David Thommas} em seu livro \textit{O Programador Pragmático} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
|
||||
por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
|
||||
Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
|
||||
no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer
|
||||
que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no
|
||||
|
@ -110,7 +110,7 @@ mesmo ambiente da munição real, os efeitos externos são reduzidos.
|
|||
|
||||
Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados
|
||||
no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado
|
||||
anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos pareciam ainda um pouco obscuros e, não tinhamos uma ideia clara
|
||||
anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incognitos e, não tinhamos uma ideia nitida
|
||||
de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos,
|
||||
a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo
|
||||
de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
|
||||
|
@ -124,7 +124,7 @@ desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estã
|
|||
\item Context API para gerenciamento de estado global;
|
||||
\end{itemize}
|
||||
|
||||
Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow com adaptação ao contexto do IF Salas.
|
||||
Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow \cite{git-flow} com adaptação ao contexto do IF Salas.
|
||||
O Git Flow é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Git que define um conjunto de regras e práticas para
|
||||
gerenciar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em dois ramos principais: master e develop.
|
||||
O ramo master contém o código em produção, enquanto o ramo develop é usado para integração contínua e desenvolvimento de novas funcionalidades.
|
||||
|
|
|
@ -1,7 +1,7 @@
|
|||
\section{Referencial Teórico}
|
||||
|
||||
\subsection{Usabilidade}
|
||||
De acordo com Jakob Nielsen, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
|
||||
De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
|
||||
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
|
||||
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
|
||||
|
||||
|
@ -27,7 +27,7 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã
|
|||
|
||||
|
||||
\subsection{Microinterações}
|
||||
Don Norman define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas
|
||||
Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas
|
||||
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
|
||||
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
|
||||
|
||||
|
@ -49,4 +49,4 @@ Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo
|
|||
|
||||
\item \textbf{Loop:}
|
||||
O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app.
|
||||
\end{itemize}
|
||||
\end{itemize}
|
||||
|
|
Loading…
Reference in a new issue