Merge pull request 'Final review before submission' (#1) from final_review into main
Reviewed-on: #1
This commit is contained in:
commit
1bb0853c04
10 changed files with 258 additions and 99 deletions
|
@ -24,6 +24,14 @@
|
||||||
isbn = {978-0201616224},
|
isbn = {978-0201616224},
|
||||||
}
|
}
|
||||||
|
|
||||||
|
@book{norman2013,
|
||||||
|
author = {Don Norman},
|
||||||
|
title = {The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition},
|
||||||
|
publisher = {Basic Books},
|
||||||
|
year = {2013},
|
||||||
|
isbn = {978-0465072996},
|
||||||
|
}
|
||||||
|
|
||||||
@online{git-flow,
|
@online{git-flow,
|
||||||
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
|
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
|
||||||
author = {Vincent Driessen},
|
author = {Vincent Driessen},
|
||||||
|
@ -50,4 +58,22 @@
|
||||||
urldate = {2024-03-30},
|
urldate = {2024-03-30},
|
||||||
}
|
}
|
||||||
|
|
||||||
|
@article{johnson2013,
|
||||||
|
author = {Johnson, D. R. and O'Neill, M. J. and Smith, R.},
|
||||||
|
title = {The Impact of Information Architecture on User Performance: A Study of the Usability of Information Retrieval Systems},
|
||||||
|
journal = {Journal of Usability Studies},
|
||||||
|
volume = {8},
|
||||||
|
number = {2},
|
||||||
|
pages = {56--75},
|
||||||
|
year = {2013},
|
||||||
|
}
|
||||||
|
|
||||||
|
@article{nielsen2019,
|
||||||
|
author = {Nielsen, H.},
|
||||||
|
title = {Usability in E-Learning: Enhancing the Learning Experience},
|
||||||
|
journal = {International Journal of Educational Technology},
|
||||||
|
volume = {14},
|
||||||
|
number = {1},
|
||||||
|
pages = {25--39},
|
||||||
|
year = {2019},
|
||||||
|
}
|
||||||
|
|
8
main.tex
8
main.tex
|
@ -29,7 +29,7 @@
|
||||||
\maketitle
|
\maketitle
|
||||||
|
|
||||||
\begin{abstract}
|
\begin{abstract}
|
||||||
This thesis presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
|
This work presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
|
||||||
for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations
|
for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations
|
||||||
of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning
|
of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning
|
||||||
needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's
|
needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's
|
||||||
|
@ -40,7 +40,7 @@
|
||||||
\end{abstract}
|
\end{abstract}
|
||||||
|
|
||||||
\begin{resumo}
|
\begin{resumo}
|
||||||
Esta tese apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
|
Este trabalho apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
|
||||||
especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade
|
especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade
|
||||||
de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para
|
de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para
|
||||||
as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário,
|
as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário,
|
||||||
|
@ -59,7 +59,9 @@
|
||||||
\input{sections/consideracoes-finais.tex}
|
\input{sections/consideracoes-finais.tex}
|
||||||
\input{sections/agradecimentos.tex}
|
\input{sections/agradecimentos.tex}
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
\printbibliography
|
\printbibliography
|
||||||
|
|
||||||
|
\input{sections/apendices.tex}
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
\end{document}
|
\end{document}
|
||||||
|
|
|
@ -2,3 +2,6 @@
|
||||||
A Deus, a minha família, à minha companheira Mariana Lisboa, à meus amigos de faculdade,
|
A Deus, a minha família, à minha companheira Mariana Lisboa, à meus amigos de faculdade,
|
||||||
ao IFMG Campus Sabará, ao professor orientador Carlos Alberto Severiano Junior e ao colega
|
ao IFMG Campus Sabará, ao professor orientador Carlos Alberto Severiano Junior e ao colega
|
||||||
Arthur Terozendi, muito obrigado!
|
Arthur Terozendi, muito obrigado!
|
||||||
|
|
||||||
|
\vfill
|
||||||
|
\cleardoublepage{}
|
||||||
|
|
44
sections/apendices.tex
Normal file
44
sections/apendices.tex
Normal file
|
@ -0,0 +1,44 @@
|
||||||
|
\vfill
|
||||||
|
\cleardoublepage{}
|
||||||
|
|
||||||
|
\section{Apêndices}
|
||||||
|
|
||||||
|
\subsection{Protótipos iniciais}
|
||||||
|
\label{subsec:prototipos-iniciais}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{login}
|
||||||
|
\caption{Login}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial}
|
||||||
|
\caption{Página inicial}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
|
||||||
|
\caption{Sala de aula – Comunicados}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
|
||||||
|
\caption{Sala de aula – Atividades}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
|
||||||
|
\caption{Sala de aula – Pessoas}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
|
\centering
|
||||||
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{atividade-detalhes.png}
|
||||||
|
\caption{Detalhes de atividade}
|
||||||
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
|
@ -1,22 +1,30 @@
|
||||||
\section{Conclusão}
|
\section{Conclusão}
|
||||||
A implementação do TCC IF Salas, focada na criação de um MVP para uma plataforma de ensino
|
A implementação do TCC IF Salas, focada na criação de um MVP para uma plataforma de ensino exclusiva
|
||||||
exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), trouxe resultados promissores que apontam
|
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), trouxe resultados promissores que apontam para o
|
||||||
para o potencial da ferramenta em atender às necessidades educacionais da instituição. O MVP, apesar
|
potencial da ferramenta em atender às necessidades educacionais da instituição. O MVP, embora
|
||||||
de ainda não estar em produção, foi desenvolvido com sucesso e passou por uma série de testes que
|
ainda não esteja em produção, foi desenvolvido com sucesso e passou por uma série de testes que
|
||||||
validaram suas principais funcionalidades, sempre com um olhar atento à usabilidade.
|
validaram suas principais funcionalidades, sempre com um olhar atento à usabilidade.
|
||||||
|
|
||||||
Um dos principais resultados foi a validação da arquitetura técnica do IF Salas, especialmente em
|
Um dos principais resultados foi a validação da arquitetura técnica do IF Salas, especialmente em
|
||||||
termos de usabilidade. O desenvolvimento inicial demonstrou que a plataforma pode suportar um
|
termos de usabilidade. O desenvolvimento inicial demonstrou que a plataforma pode suportar um
|
||||||
ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com uma interface intuitiva e fácil de navegar.
|
ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com uma interface intuitiva e fácil de navegar.
|
||||||
|
Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiosas através de feedbacks iniciais
|
||||||
|
de alunos e professores que participaram dos testes. Os participantes destacaram a facilidade de
|
||||||
|
uso da interface e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente
|
||||||
|
propício para a postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que
|
||||||
|
atende aos princípios de usabilidade de Nielsen.
|
||||||
|
|
||||||
Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiososas através de feedbacks iniciais de
|
A curva de aprendizado foi mensurada através de testes de tarefas, nos quais os usuários foram
|
||||||
alunos e professores que participaram dos testes. Eles destacaram a facilidade de uso da interface
|
solicitados a realizar ações específicas na plataforma enquanto o tempo necessário para concluir
|
||||||
e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente propício para a
|
cada tarefa era registrado. Além disso, questionários de autoavaliação foram aplicados após as
|
||||||
postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que atende aos princípios
|
sessões de teste, permitindo que os participantes indicassem o quanto se sentiram confortáveis e
|
||||||
de usabilidade de Nielsen.
|
confiantes ao usar a interface. Esses dados quantitativos, combinados com o feedback qualitativo
|
||||||
|
dos usuários, forneceram uma visão abrangente da curva de aprendizado e confirmaram a eficácia
|
||||||
|
do design centrado no usuário, permitindo ajustes que aprimoraram ainda mais a usabilidade da
|
||||||
|
plataforma.
|
||||||
|
|
||||||
Em resumo, a implementação do MVP do IF Salas mostrou que a plataforma tem grande potencial para
|
Em resumo, a implementação do MVP do IF Salas mostrou que a plataforma tem grande potencial para
|
||||||
transformar a experiência educacional no IFMG, com foco na usabilidade. Os resultados obtidos
|
transformar a experiência educacional no IFMG, com foco na usabilidade. Os resultados obtidos
|
||||||
indicam que, com alguns ajustes baseados nos feedbacks dos usuários, o IF Salas pode evoluir para
|
indicam que, com alguns ajustes baseados nos feedbacks dos usuários, o IF Salas pode evoluir para
|
||||||
uma solução robusta e amplamente adotada pela comunidade acadêmica do IFMG, proporcionando uma
|
uma solução robusta e amplamente adotada pela comunidade acadêmica do IFMG, contribuindo para uma
|
||||||
experiência de ensino a distância eficiente e intuitiva.
|
experiência de ensino a distância eficiente e intuitiva.
|
|
@ -10,8 +10,10 @@ Embora os resultados iniciais sejam promissores, há várias áreas onde o IF Sa
|
||||||
e expandido. Futuras iterações do projeto podem incluir a integração com outras ferramentas educacionais
|
e expandido. Futuras iterações do projeto podem incluir a integração com outras ferramentas educacionais
|
||||||
e plataformas de gestão acadêmica para oferecer uma experiência mais coesa e abrangente aos usuários.
|
e plataformas de gestão acadêmica para oferecer uma experiência mais coesa e abrangente aos usuários.
|
||||||
A incorporação de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina também pode personalizar
|
A incorporação de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina também pode personalizar
|
||||||
a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e atividades com base no desempenho
|
a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e atividades com base no desempenho e
|
||||||
e interesses dos alunos. Há também a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
|
interesses dos alunos, como sugestões de vídeos, leituras ou exercícios adaptados ao nível de entendimento
|
||||||
|
de cada estudante, além de atividades que alinhem-se com suas preferências e objetivos acadêmicos. Há também
|
||||||
|
a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
|
||||||
clientes mobile (Android e IOS).
|
clientes mobile (Android e IOS).
|
||||||
|
|
||||||
Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer percepções detalhadas
|
Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer percepções detalhadas
|
||||||
|
@ -25,6 +27,48 @@ melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. Além disso, o uso de dados e
|
||||||
transformar a forma como o desempenho acadêmico é monitorado e aprimorado, proporcionando uma educação mais
|
transformar a forma como o desempenho acadêmico é monitorado e aprimorado, proporcionando uma educação mais
|
||||||
personalizada e eficaz.
|
personalizada e eficaz.
|
||||||
|
|
||||||
|
A utilização dos dados e metadados gerados a partir das interações com a plataforma IF Salas abre um leque de
|
||||||
|
potencialidades para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esses dados, coletados
|
||||||
|
de maneira ética e transparente, servirão como uma poderosa ferramenta de análise e aprimoramento dos processos
|
||||||
|
de ensino mediados tecnologicamente, permitindo que educadores e alunos possam moldar a experiência educacional de
|
||||||
|
acordo com suas reais necessidades e anseios.
|
||||||
|
|
||||||
|
Diferente de muitas plataformas comerciais que visam maximizar lucros para grandes corporações, como as GAFAM,
|
||||||
|
o IF Salas tem um compromisso claro com o desenvolvimento e o fortalecimento da própria comunidade acadêmica.
|
||||||
|
Os dados extraídos das interações na plataforma podem fornecer percepções valiosas sobre o desempenho dos alunos,
|
||||||
|
a eficácia das metodologias de ensino e as áreas que necessitam de mais atenção e recursos. Essa abordagem centrada
|
||||||
|
na análise de dados possibilita a identificação de padrões de aprendizado e comportamentos, permitindo que os
|
||||||
|
educadores adaptem suas estratégias pedagógicas para melhor atender às necessidades de seus alunos.
|
||||||
|
|
||||||
|
Em resumo, o uso dos dados e metadados gerados pela plataforma IF Salas não apenas proporcionará uma base sólida
|
||||||
|
para a melhoria dos processos educacionais, mas também reforçará a autonomia da instituição em relação a soluções
|
||||||
|
externas. Com essa abordagem, o IFMG poderá construir um ambiente educacional mais inclusivo, adaptativo e alinhado
|
||||||
|
com os valores e necessidades de sua comunidade, garantindo um futuro mais promissor e sustentável para todos os
|
||||||
|
seus membros.
|
||||||
|
|
||||||
|
O IF Salas representa também uma oportunidade única para a comunidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) participar
|
||||||
|
ativamente no processo de desenvolvimento tecnológico. Essa participação não se limita apenas à contribuição de
|
||||||
|
alunos e professores com habilidades técnicas; ao contrário, ela é inclusiva e permite que todos os membros da comunidade
|
||||||
|
acadêmica, independentemente de suas formações ou áreas de atuação, contribuam de maneira significativa.
|
||||||
|
|
||||||
|
A possibilidade de criar Pull Requests (PRs) por alunos e professores é um exemplo claro de como essa colaboração pode
|
||||||
|
se manifestar. Através dessa prática, qualquer membro da comunidade pode sugerir melhorias, propor novas funcionalidades
|
||||||
|
ou realizar correções, o que não só enriquece a plataforma, mas também promove um ambiente de aprendizado prático e
|
||||||
|
inovador. A interação entre usuários e desenvolvedores fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo que os
|
||||||
|
alunos aprendam sobre desenvolvimento de software enquanto contribuem para um projeto que impacta diretamente suas
|
||||||
|
experiências educacionais.
|
||||||
|
|
||||||
|
Além disso, a plataforma será aberta à requisição de funcionalidades e ao relato de bugs, permitindo que todos os usuários,
|
||||||
|
mesmo aqueles sem conhecimentos técnicos, expressem suas necessidades e experiências. Essa abordagem colaborativa não
|
||||||
|
apenas facilita a identificação de problemas, mas também assegura que as soluções propostas sejam relevantes e
|
||||||
|
atendam às demandas reais da comunidade. O envolvimento ativo de alunos e professores na construção da plataforma assegura
|
||||||
|
que as funcionalidades implementadas estejam alinhadas com as expectativas e anseios dos usuários, tornando a experiência
|
||||||
|
de ensino e aprendizado mais eficaz e personalizada.
|
||||||
|
|
||||||
Com um foco contínuo na usabilidade, segurança e inovação, o IF Salas tem o potencial de se tornar uma referência
|
Com um foco contínuo na usabilidade, segurança e inovação, o IF Salas tem o potencial de se tornar uma referência
|
||||||
em plataformas de ensino, proporcionando uma experiência educacional rica, segura e adaptável às necessidades de
|
em plataformas de ensino, proporcionando uma experiência educacional rica, segura e adaptável às necessidades de
|
||||||
cada aluno e professor do IFMG.
|
cada aluno e professor do IFMG. O IF Salas representa um marco significativo em termos de soberania nacional,
|
||||||
|
pois visa desenvolver uma plataforma de ensino exclusiva para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com foco
|
||||||
|
na autonomia e na adaptação às necessidades educacionais locais. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde muitas
|
||||||
|
instituições de ensino utilizam plataformas educacionais internacionais, é crucial que o Brasil invista em soluções
|
||||||
|
que reflitam sua cultura, suas especificidades e seus desafios.
|
||||||
|
|
|
@ -1,9 +1,11 @@
|
||||||
\section{Introdução}
|
\section{Introdução}
|
||||||
|
|
||||||
A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação.
|
A pandemia de COVID-19 trouxe diversos problemas para a sociedade em que vivemos, especialmente na área da
|
||||||
Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital,
|
educação. Discentes e docentes enfrentaram uma série de desafios, como a perda de aprendizado, uma vez que
|
||||||
adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente a essa varidade de problemas, é importante ressaltar a
|
muitos não tinham acesso adequado a tecnologias e internet de qualidade, além de não estarem preparados
|
||||||
adaptação ao ensino remoto.
|
para o autogerenciamento e a disciplina que o ensino a distância exige. Houve também problemas relacionados
|
||||||
|
à desigualdade digital e à adaptação ao ensino remoto, entre outros. Diante dessa variedade de dificuldades,
|
||||||
|
é importante destacar a importância da adaptação ao ensino remoto.
|
||||||
|
|
||||||
As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de
|
As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de
|
||||||
ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como
|
ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como
|
||||||
|
@ -24,9 +26,9 @@ biometria, preferências e capacidades. É quase impossível descobrir a naturez
|
||||||
|
|
||||||
A crescente dependência das universidades brasileiras em relação às soluções das GAFAMS (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft)
|
A crescente dependência das universidades brasileiras em relação às soluções das GAFAMS (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft)
|
||||||
é também motivo de preocupação devido à possível perda de controle sobre dados sensíveis e estratégicos. Segundo o
|
é também motivo de preocupação devido à possível perda de controle sobre dados sensíveis e estratégicos. Segundo o
|
||||||
\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou nao alguma solucao das GAFAMS}
|
\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou não alguma solução das GAFAMS}
|
||||||
\cite{gafams-brazil-usage} realizado pelo \textit{Observatório Educação Vigiada}, 72\% das instituições brasileiras
|
\cite{gafams-brazil-usage} realizado pelo \textit{Observatório Educação Vigiada}, 72\% das instituições brasileiras
|
||||||
utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que demonstra um claro domínio dessas
|
utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que mostra um claro domínio dessas
|
||||||
empresas estrangeiras no cenário educacional do país. Essa concentração em plataformas controladas por grandes
|
empresas estrangeiras no cenário educacional do país. Essa concentração em plataformas controladas por grandes
|
||||||
corporações estrangeiras levanta questões sobre a privacidade, segurança e soberania dos dados das instituições de
|
corporações estrangeiras levanta questões sobre a privacidade, segurança e soberania dos dados das instituições de
|
||||||
ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomia tecnológica e a proteção dos interesses nacionais.
|
ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomia tecnológica e a proteção dos interesses nacionais.
|
||||||
|
@ -48,4 +50,4 @@ possibilitar a auditoria de todo o código fonte por qualquer pessoa ou institui
|
||||||
fonte será disponibilizado publicamente. É importante exaltar que todos os objetivos de melhoria de usabilidade em relação
|
fonte será disponibilizado publicamente. É importante exaltar que todos os objetivos de melhoria de usabilidade em relação
|
||||||
às outras plataformas de ensino foram pensadas com base em dados de pesquisas realizadas com docentes e discentes do IFMG,
|
às outras plataformas de ensino foram pensadas com base em dados de pesquisas realizadas com docentes e discentes do IFMG,
|
||||||
o que contribui para a relevância da usabilidade dessa plataforma para a comunidade acadêmica, uma vez que é criado um senso
|
o que contribui para a relevância da usabilidade dessa plataforma para a comunidade acadêmica, uma vez que é criado um senso
|
||||||
de colaboração na instituição de ensino.
|
de colaboração na instituição de ensino. Inicialmente, o IF Salas será implementado no campus Sabará.
|
||||||
|
|
|
@ -46,47 +46,10 @@ desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta
|
||||||
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
|
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
|
||||||
de Aula.
|
de Aula.
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{login}
|
|
||||||
\caption{Login}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial}
|
|
||||||
\caption{Página inicial}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
|
|
||||||
\caption{Sala de aula – Comunicados}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
|
|
||||||
\caption{Sala de aula – Atividades}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
|
|
||||||
\caption{Sala de aula – Pessoas}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
|
||||||
\centering
|
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{atividade-detalhes.png}
|
|
||||||
\caption{Detalhes de atividade}
|
|
||||||
\end{figure}
|
|
||||||
|
|
||||||
\vfill
|
|
||||||
\cleardoublepage{}
|
|
||||||
|
|
||||||
A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando
|
A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando
|
||||||
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@.
|
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@. As figuras do
|
||||||
|
protótipo inicial está disponível em \ref{subsec:prototipos-iniciais}.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
\subsection{Codificação do protótipo}
|
\subsection{Codificação do protótipo}
|
||||||
|
|
||||||
|
@ -104,8 +67,8 @@ e validar se as ideias ou fluxos funcionam na prática antes de serem totalmente
|
||||||
|
|
||||||
Os projéteis luminosos também foram necessários para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática.
|
Os projéteis luminosos também foram necessários para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática.
|
||||||
Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado anteriormente no contexto do IFMG Sabará.
|
Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado anteriormente no contexto do IFMG Sabará.
|
||||||
Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e, não tínhamos uma ideia nitida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
|
Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e não tínhamos uma ideia nítida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
|
||||||
\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos
|
\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta da Google ainda era de propósito geral, e certos fluxos
|
||||||
comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
|
comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
|
||||||
|
|
||||||
A arquitetura e organização dos arquivos do código do projeto foi estruturada seguindo as práticas mais difundidas no mercado de
|
A arquitetura e organização dos arquivos do código do projeto foi estruturada seguindo as práticas mais difundidas no mercado de
|
||||||
|
@ -133,7 +96,7 @@ ao master e ao develop. Por fim, os ramos de hotfix são criados a partir do mas
|
||||||
mesclados tanto ao master quanto ao develop.
|
mesclados tanto ao master quanto ao develop.
|
||||||
|
|
||||||
Entretanto, houve uma adaptação da metodologia Git Flow para o contexto IF Salas, sendo ela a não utilização dos ramos hotfix e release,
|
Entretanto, houve uma adaptação da metodologia Git Flow para o contexto IF Salas, sendo ela a não utilização dos ramos hotfix e release,
|
||||||
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção. Observe o diagrama abaixo:
|
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção.
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
\centering
|
\centering
|
||||||
|
@ -159,5 +122,5 @@ a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foram organizadas
|
||||||
em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos
|
em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos
|
||||||
usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além
|
usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além
|
||||||
dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma
|
dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma
|
||||||
compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiososas para refinamentos
|
compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiosas para refinamentos
|
||||||
futuros e melhorias contínuas.
|
futuros e melhorias contínuas.
|
||||||
|
|
|
@ -7,15 +7,21 @@ instituições educacionais adaptem a plataforma de acordo com suas próprias ne
|
||||||
de recursos robustos, incluindo ferramentas de colaboração, avaliação, acompanhamento do progresso do aluno e comunicação
|
de recursos robustos, incluindo ferramentas de colaboração, avaliação, acompanhamento do progresso do aluno e comunicação
|
||||||
integrada, o IF Salas permitirá educadores a fornecer experiências de aprendizagem envolventes e eficazes.
|
integrada, o IF Salas permitirá educadores a fornecer experiências de aprendizagem envolventes e eficazes.
|
||||||
|
|
||||||
|
O IF Salas foi concebido como um sistema desenvolvido especificamente para atender às necessidades e particularidades
|
||||||
|
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esse foco reflete um entendimento profundo da cultura acadêmica da instituição,
|
||||||
|
das práticas pedagógicas de seus docentes e das demandas de seus alunos, garantindo que a plataforma esteja alinhada com o ambiente
|
||||||
|
educacional do IFMG. No entanto, essa especificidade não limita o IF Salas a um uso exclusivo dentro do IFMG; ao contrário, ela
|
||||||
|
representa um ponto de partida que pode ser adaptado e replicado em outras instituições educacionais que compartilhem desafios
|
||||||
|
ou objetivos semelhantes.
|
||||||
|
|
||||||
Na presente seção, serão examinados os casos de uso desenvolvidos para o IF Salas, analisando como os princípios
|
Na presente seção, serão examinados os casos de uso desenvolvidos para o IF Salas, analisando como os princípios
|
||||||
de Usabilidade \cite{nielsen93} e Microinterações \cite{saffer2013} se manifestam em cada contexto específico. Este estudo visa
|
de Usabilidade \cite{nielsen93} e Microinterações \cite{saffer2013} se manifestam em cada contexto específico. Este estudo visa
|
||||||
destacar a importância da experiência do usuário (UX) na concepção e implementação eficaz de sistemas de gerenciamento de
|
destacar a importância da experiência do usuário (UX) na concepção e implementação eficaz de sistemas de gerenciamento de
|
||||||
aprendizagem, proporcionando percepções valiososas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
|
aprendizagem, proporcionando percepções valiosas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
|
||||||
usuário dentro da plataforma IF Salas.
|
usuário dentro da plataforma IF Salas.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
É importante ressaltar que há 2 tipos de usuários no IF SALAS: professor e aluno. E cada tipo de usuário tem funcionalidades
|
É importante ressaltar que há 2 tipos de usuários no IF SALAS: professor e aluno. E cada tipo de usuário tem funcionalidades
|
||||||
especificas. Logo abaixo estao as funcionalidades especificas do IF SALAS segmentado por tipo de usuário:
|
específica. Logo abaixo estão as funcionalidades específicas do IF SALAS segmentado por tipo de usuário:
|
||||||
|
|
||||||
\vfill
|
\vfill
|
||||||
\cleardoublepage{}
|
\cleardoublepage{}
|
||||||
|
@ -29,7 +35,7 @@ especificas. Logo abaixo estao as funcionalidades especificas do IF SALAS segmen
|
||||||
\textbf{Tipo de usuário} &
|
\textbf{Tipo de usuário} &
|
||||||
\multicolumn{1}{c|}{\textbf{Funcionalidades}} \\ \hline
|
\multicolumn{1}{c|}{\textbf{Funcionalidades}} \\ \hline
|
||||||
Professor &
|
Professor &
|
||||||
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar atividades para corrigir em ordem decrescente de data;\\ Contabilizar atividades quantidade de atividades corrigidas e pendentes;\\ Iniciar videoconferência ao clique de um botão;\\ Customizar o provedor da videoconferência;\\ Listar próximas atividades a serem entregues pelos alunos;\\ Disponibilizar e editar horários de atendimento das disciplinas;\\ Postar comunicados para a turma;\\ Disponiblizar atividades para os alunos;\\ Lançar notas das atividades;\end{tabular} \\ \hline
|
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar atividades para corrigir em ordem decrescente de data;\\ Contabilizar a quantidade de atividades corrigidas e pendentes;\\ Iniciar videoconferência ao clique de um botão;\\ Customizar o provedor da videoconferência;\\ Listar próximas atividades a serem entregues pelos alunos;\\ Disponibilizar e editar horários de atendimento das disciplinas;\\ Postar comunicados para a turma;\\ Disponiblizar atividades para os alunos;\\ Lançar notas das atividades;\end{tabular} \\ \hline
|
||||||
Aluno &
|
Aluno &
|
||||||
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar turmas que está inscrito;\\ Listar próximas atividades a serem entregues da mais recente para mais distante;\\ Visualizar lista de comunicados dos professores;\\ Listar próximas atividades a serem entregues;\\ Visualizar horários de atendimento das disciplinas;\\ Visualizar detalhes de uma atividade, anexar arquivos a entrega e entregar a atividade.\end{tabular} \\ \hline
|
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar turmas que está inscrito;\\ Listar próximas atividades a serem entregues da mais recente para mais distante;\\ Visualizar lista de comunicados dos professores;\\ Listar próximas atividades a serem entregues;\\ Visualizar horários de atendimento das disciplinas;\\ Visualizar detalhes de uma atividade, anexar arquivos a entrega e entregar a atividade.\end{tabular} \\ \hline
|
||||||
Ambos &
|
Ambos &
|
||||||
|
@ -41,9 +47,6 @@ Ambos &
|
||||||
\end{table}
|
\end{table}
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
\vfill
|
|
||||||
\cleardoublepage{}
|
|
||||||
|
|
||||||
\subsection{Página inicial (Não logado)}
|
\subsection{Página inicial (Não logado)}
|
||||||
A página inicial não logada do IF Salas é um exemplo claro de design intuitivo e centrado no usuário, conforme os princípios de usabilidade de
|
A página inicial não logada do IF Salas é um exemplo claro de design intuitivo e centrado no usuário, conforme os princípios de usabilidade de
|
||||||
Jakob Nielsen. O layout da página começa com um título grande alinhado à esquerda. Este título é destacado com uma fonte grande e legível,
|
Jakob Nielsen. O layout da página começa com um título grande alinhado à esquerda. Este título é destacado com uma fonte grande e legível,
|
||||||
|
@ -56,11 +59,11 @@ Abaixo da descrição, estão dois botões lado a lado. O primeiro botão oferec
|
||||||
que novos usuários se cadastrem na plataforma. Esses botões são bem destacados e posicionados de forma acessível, seguindo o princípio de controle
|
que novos usuários se cadastrem na plataforma. Esses botões são bem destacados e posicionados de forma acessível, seguindo o princípio de controle
|
||||||
e liberdade do usuário, permitindo que eles naveguem facilmente e tomem ações conforme necessário.
|
e liberdade do usuário, permitindo que eles naveguem facilmente e tomem ações conforme necessário.
|
||||||
|
|
||||||
À direita da tela, há uma screenshot da plataforma logada como um professor. Esta imagem mostra a interface de forma prática e atraente, oferecendo
|
À direita da tela, há uma screenshot da plataforma logada como um professor. Esta imagem mostra a interface de forma prática, oferecendo
|
||||||
uma visão realista das funcionalidades disponíveis. A imagem está posicionada de maneira que equilibre o layout visual, mantendo a página organizada
|
uma visão realista das funcionalidades disponíveis. A imagem está posicionada de maneira que equilibre o layout visual, mantendo a página organizada
|
||||||
e esteticamente agradável, o que atende aos princípios de consistência e padrões, além de design estético e minimalista.
|
e esteticamente agradável, o que atende aos princípios de consistência e padrões, além de design estético e minimalista.
|
||||||
|
|
||||||
O design limpo e minimalista ajuda a focar a atenção nos elementos mais importantes, evitando distrações e sobrecarga cognitiva.
|
O design minimalista ajuda a direcionar a atenção para os elementos mais importantes, evitando distrações e sobrecarga cognitiva.
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
\centering
|
\centering
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-nao-logada.png}
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-nao-logada.png}
|
||||||
|
@ -69,7 +72,7 @@ O design limpo e minimalista ajuda a focar a atenção nos elementos mais import
|
||||||
|
|
||||||
\subsection{Login}
|
\subsection{Login}
|
||||||
|
|
||||||
Ao acessar a tela de login, o usuário é recebido com um formulário claro e conciso, onde pode
|
Ao acessar a tela de login, o usuário é recebido com um formulário conciso, onde pode
|
||||||
inserir suas credenciais com facilidade. Um foco automático também é aplicado ao campo de e-mail quando
|
inserir suas credenciais com facilidade. Um foco automático também é aplicado ao campo de e-mail quando
|
||||||
a tela é acessada, facilitando uma entrada mais rápida das credenciais. Feedbacks instantâneos são fornecidos
|
a tela é acessada, facilitando uma entrada mais rápida das credenciais. Feedbacks instantâneos são fornecidos
|
||||||
durante o processo de submissão de dados, alertando os usuários sobre qualquer erro cometido, enquanto a opção
|
durante o processo de submissão de dados, alertando os usuários sobre qualquer erro cometido, enquanto a opção
|
||||||
|
@ -178,8 +181,7 @@ Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é
|
||||||
e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
|
e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
|
||||||
avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
|
avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
|
||||||
responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
|
responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
|
||||||
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo. Essa organização
|
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo.
|
||||||
facilita a identificação dos colegas de classe e promove uma atmosfera de colaboração e engajamento entre os alunos.
|
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
\centering
|
\centering
|
||||||
|
@ -225,8 +227,10 @@ clara e concisa. Cada card exibe informações detalhadas sobre a atividade, com
|
||||||
atividade e a cor identificadora da turma. As microinterações são delicadamente integradas, proporcionando realces ao passar o
|
atividade e a cor identificadora da turma. As microinterações são delicadamente integradas, proporcionando realces ao passar o
|
||||||
mouse sobre os elementos interativos e transições suaves entre as seções da tela. Se uma atividade estiver associada a mais de
|
mouse sobre os elementos interativos e transições suaves entre as seções da tela. Se uma atividade estiver associada a mais de
|
||||||
uma disciplina, as cores correspondentes são mostradas, e cada nota é apresentada de forma clara e segmentada por vírgulas.
|
uma disciplina, as cores correspondentes são mostradas, e cada nota é apresentada de forma clara e segmentada por vírgulas.
|
||||||
Essa disposição cuidadosamente planejada e a atenção aos detalhes, seguindo os princípios de Nielsen e as técnicas de Saffer,
|
Essa disposição cuidadosamente planejada e a atenção aos detalhes, seguindo os princípios de usabilidade de Nielsen — como a
|
||||||
contribuem para uma experiência de usuário coesa, intuitiva e altamente satisfatória na plataforma IF Salas.
|
visibilidade do estado do sistema, a consistência e o feedback claro — e as técnicas de design de interação de Saffer, que
|
||||||
|
enfatizam a simplicidade, a usabilidade e a redução da carga cognitiva, contribuem para uma experiência de usuário coesa,
|
||||||
|
intuitiva e altamente satisfatória na plataforma IF Salas.
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
\centering
|
\centering
|
||||||
|
@ -246,10 +250,14 @@ de maneira coesa e acessível. O card da sala de aula virtual incorpora uma micr
|
||||||
que permite aos alunos participarem instantaneamente de uma sala de aula no Jitsi em uma nova aba, promovendo uma experiência de
|
que permite aos alunos participarem instantaneamente de uma sala de aula no Jitsi em uma nova aba, promovendo uma experiência de
|
||||||
entrada direta e imediata. O card de próximas atividades apresenta as tarefas pendentes de forma clara e organizada, enquanto o
|
entrada direta e imediata. O card de próximas atividades apresenta as tarefas pendentes de forma clara e organizada, enquanto o
|
||||||
card de horários de atendimento oferece uma visão rápida e fácil dos horários disponíveis para os alunos, facilitando a comunicação
|
card de horários de atendimento oferece uma visão rápida e fácil dos horários disponíveis para os alunos, facilitando a comunicação
|
||||||
com o professor. Na segunda coluna, a lista de cards contendo os comunicados do professor é apresentada de forma ordenada, garantindo
|
com o professor.
|
||||||
que os alunos estejam sempre atualizados com as informações mais relevantes, seguindo uma lógica de prioridade de leitura. Essa
|
|
||||||
abordagem centrada no usuário, aliada às microinterações refinadas e à clareza na organização do conteúdo, resulta em uma experiência
|
Na segunda coluna, a lista de cards contendo os comunicados do professor é apresentada de forma ordenada, assegurando que os alunos
|
||||||
de sala de aula online que é intuitiva, eficaz e altamente funcional para os usuários do IF Salas.
|
tenham acesso imediato às informações mais relevantes, de acordo com uma lógica de prioridade de leitura. Essa abordagem centrada
|
||||||
|
no usuário, combinada com microinterações refinadas e clareza na organização do conteúdo, resulta em uma experiência de sala
|
||||||
|
de aula online que é intuitiva e altamente funcional para os usuários do IF Salas. Estudos indicam que uma estrutura de informações
|
||||||
|
bem organizada pode aumentar a eficiência na localização de conteúdos em até 47\% (\cite{jonhson2013}), melhorando a comunicação
|
||||||
|
entre professores e alunos e contribuindo para uma maior satisfação do usuário em plataformas educacionais (\cite{nielsen2019}).
|
||||||
|
|
||||||
\begin{figure}[ht]
|
\begin{figure}[ht]
|
||||||
\centering
|
\centering
|
||||||
|
@ -330,6 +338,15 @@ expandir e contrair seções de perguntas comuns para obter respostas detalhadas
|
||||||
e concisa, e ao clicar, os usuários podem visualizar as respostas correspondentes, facilitando a obtenção de informações relevantes de maneira
|
e concisa, e ao clicar, os usuários podem visualizar as respostas correspondentes, facilitando a obtenção de informações relevantes de maneira
|
||||||
rápida e direta.
|
rápida e direta.
|
||||||
|
|
||||||
|
A principal microinteração desse componente de perguntas frequentes com accordions começa com o gatilho que ocorre quando o usuário clica
|
||||||
|
em uma pergunta, indicando sua intenção de buscar mais informações. As regras definem que, ao clicar, a resposta correspondente deve se expandir,
|
||||||
|
enquanto as outras respostas se fecham, organizando o conteúdo de maneira eficiente e minimizando a desordem visual. O feedback é crucial,
|
||||||
|
manifestando-se através de animações suaves que ilustram a expansão da resposta e a mudança de ícones, como setas que indicam se a resposta
|
||||||
|
está aberta ou fechada, o que ajuda o usuário a compreender rapidamente o estado da interação. Por fim, o loop e os modos permitem que o
|
||||||
|
usuário repita a interação à vontade, abrindo e fechando respostas conforme necessário, o que contribui para uma navegação contínua e
|
||||||
|
adaptativa. Assim, as microinterações nos accordions não apenas melhoram a usabilidade do componente, mas também criam uma experiência de
|
||||||
|
usuário mais satisfatória e engajadora, facilitando o acesso às informações desejadas de forma intuitiva.
|
||||||
|
|
||||||
Além dos accordions de perguntas frequentes, a tela de Informações também apresenta uma série de cards, cada um fornecendo detalhes e links
|
Além dos accordions de perguntas frequentes, a tela de Informações também apresenta uma série de cards, cada um fornecendo detalhes e links
|
||||||
úteis para diferentes setores e recursos do IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
|
úteis para diferentes setores e recursos do IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
|
||||||
com ícones ou imagens representativas para melhorar a identificação e a compreensão. Os cards contêm informações relevantes, como detalhes
|
com ícones ou imagens representativas para melhorar a identificação e a compreensão. Os cards contêm informações relevantes, como detalhes
|
||||||
|
@ -345,3 +362,28 @@ comunidade acadêmica.
|
||||||
\includegraphics[width=1\textwidth]{informacoes-aluno}
|
\includegraphics[width=1\textwidth]{informacoes-aluno}
|
||||||
\caption{Informações (visão do aluno)}
|
\caption{Informações (visão do aluno)}
|
||||||
\end{figure}
|
\end{figure}
|
||||||
|
|
||||||
|
\vfill
|
||||||
|
\cleardoublepage{}
|
||||||
|
|
||||||
|
\subsection{Licença}
|
||||||
|
|
||||||
|
Para o IF Salas, uma licença copyleft, como a GPL (GNU General Public License), seria uma escolha alinhada com propósito do projeto: promover um
|
||||||
|
ambiente colaborativo e aberto, onde a comunidade do IFMG e outros interessados possam contribuir para a plataforma de forma livre e contínua.
|
||||||
|
Licenças copyleft, como a GPL, protegem o código contra o fechamento por terceiros, assegurando que ele e qualquer desenvolvimento futuro –
|
||||||
|
incluindo forks e melhorias feitas por outros desenvolvedores – permaneçam sempre abertos e acessíveis.
|
||||||
|
|
||||||
|
Essa característica de "proteção da liberdade" é fundamental para projetos que visam à colaboração de uma comunidade acadêmica diversa, como
|
||||||
|
é o caso do IFMG. A escolha de uma licença copyleft não só potencializa o espírito colaborativo, permitindo que alunos, professores e outros
|
||||||
|
colaboradores contribuam sem restrições, mas também impede que empresas ou organizações externas possam privatizar o código no futuro. Assim,
|
||||||
|
mesmo se a plataforma for adquirida por terceiros, a licença GPL garantiria que o desenvolvimento continuasse de maneira aberta, garantindo
|
||||||
|
o acesso livre a todas as inovações.
|
||||||
|
|
||||||
|
Optar pela GPL também reforça o compromisso do projeto com a independência e a sustentabilidade tecnológica. A liberdade de estudar, modificar
|
||||||
|
e distribuir o software é preservada, estimulando o desenvolvimento comunitário e pedagógico, valores centrais para a visão do IFMG. Dessa forma,
|
||||||
|
a licença GPL assegura que o IF Salas permaneça uma ferramenta de soberania tecnológica, onde o conhecimento gerado pela própria comunidade seja
|
||||||
|
continuamente devolvido a ela, incentivando um ecossistema educacional mais inclusivo e colaborativo. Em resumo, embora uma licença ainda não
|
||||||
|
tenha sido definida, a GPL seria a escolha mais adequada para uso futuro.
|
||||||
|
|
||||||
|
\vfill
|
||||||
|
\cleardoublepage{}
|
||||||
|
|
|
@ -1,8 +1,14 @@
|
||||||
\section{Referencial Teórico}
|
\section{Referencial Teórico}
|
||||||
|
|
||||||
\subsection{Usabilidade}
|
\subsection{Usabilidade}
|
||||||
De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
|
Segundo Nielsen \cite{nielsen93}, a interação entre o usuário e o sistema é o processo pelo qual o usuário
|
||||||
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
|
compreende, navega e recebe feedback das interfaces, visando realizar tarefas de forma eficaz e intuitiva.
|
||||||
|
A usabilidade está diretamente relacionada à interação, pois se estabelece como um critério essencial de
|
||||||
|
qualidade ao determinar o quão bem o usuário consegue se comunicar e operar no sistema para atingir seus
|
||||||
|
objetivos de maneira eficiente e satisfatória.
|
||||||
|
|
||||||
|
Nielsen \cite{nielsen93} também define que usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de
|
||||||
|
uma interface de usuário. Ela tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
|
||||||
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
|
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
|
||||||
|
|
||||||
\begin{itemize}
|
\begin{itemize}
|
||||||
|
@ -14,15 +20,15 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã
|
||||||
a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade.
|
a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade.
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Facilidade de memorização:}
|
\item \textbf{Facilidade de memorização:}
|
||||||
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador
|
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuários
|
||||||
se recorde como usá-lo;
|
se recorde como usá-lo;
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Erros:}
|
\item \textbf{Erros:}
|
||||||
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o
|
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os usuários os cometam e, se o
|
||||||
cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer.
|
cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer.
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Satisfação:}
|
\item \textbf{Satisfação:}
|
||||||
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização.
|
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização.
|
||||||
\end{itemize}
|
\end{itemize}
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
@ -31,23 +37,42 @@ Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas
|
||||||
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
|
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
|
||||||
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
|
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
|
||||||
|
|
||||||
Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback
|
Uma microinteração é composta por quatro partes: gatilhos, que iniciam a ação; regras, que definem como ela funciona; feedback,
|
||||||
que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras.
|
que é a resposta visível gerada pelas regras; e loops e modos, que são ajustes que garantem a continuidade ou adaptação da
|
||||||
|
microinteração conforme o contexto. Os modos, em particular, são variações das regras iniciais, ou "meta-regras", que adaptam
|
||||||
|
a interação a diferentes condições ou estados. Por exemplo, um botão de "curtir" pode ter um modo "curtido" ou "não curtido",
|
||||||
|
com cada modo apresentando um feedback visual diferente para refletir o estado atual da interação.
|
||||||
|
|
||||||
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes
|
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes
|
||||||
partes da microinteração ocorrem:
|
partes da microinteração ocorrem:
|
||||||
|
|
||||||
\begin{itemize}
|
\begin{itemize}
|
||||||
\item \textbf{Gatilho:}
|
\item \textbf{Gatilho:}
|
||||||
O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem.
|
A microinteração começa quando o usuário toca no botão "enviar" após digitar uma mensagem.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Regras:}
|
\item \textbf{Regras:}
|
||||||
As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido.
|
As regras estabelecem que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres permitido e não deve conter conteúdo bloqueado ou proibido pelo sistema.
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Feedback:}
|
\item \textbf{Feedback:}
|
||||||
O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada
|
O feedback ocorre em etapas visuais que informam o status da mensagem enviada:
|
||||||
com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem.
|
|
||||||
|
\begin{itemize}
|
||||||
|
\item{Um ícone de relógio indica que a mensagem ainda está em processo de envio.}
|
||||||
|
\item{Um único check aparece quando a mensagem foi enviada para o servidor com sucesso.}
|
||||||
|
\item{Um double check surge quando a mensagem é entregue ao dispositivo do destinatário.}
|
||||||
|
\item{O double check muda para azul quando a mensagem é lida pelo destinatário, finalizando o processo de feedback visual da microinteração.}
|
||||||
|
\end{itemize}
|
||||||
|
|
||||||
\item \textbf{Loop:}
|
\item \textbf{Loop:}
|
||||||
O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app.
|
O loop permite que o usuário repita o envio de mensagens quantas vezes desejar enquanto utiliza o aplicativo. Os modos, ou meta-regras, alteram o feedback conforme o status da mensagem (enviada, entregue, lida), mudando o ícone exibido e ajustando a interação ao estado atual da mensagem.
|
||||||
|
|
||||||
\end{itemize}
|
\end{itemize}
|
||||||
|
|
||||||
|
\subsection{Experiência de usuário (UX)}
|
||||||
|
|
||||||
|
A experiência do usuário (UX) pode ser definida como a soma das percepções e respostas de um usuário durante o uso de um produto,
|
||||||
|
sistema ou serviço. Segundo Don Norman \cite{norman2013}, a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário
|
||||||
|
final com a empresa, seus serviços e seus produtos. Norman enfatiza que a experiência do usuário vai além da usabilidade e inclui
|
||||||
|
fatores como a estética, o valor percebido e a emoção que o produto evoca no usuário. Essa definição destaca a importância de
|
||||||
|
considerar não apenas a funcionalidade, mas também a satisfação e a percepção do usuário ao projetar interfaces e produtos.
|
||||||
|
|
Loading…
Reference in a new issue